TJ O ESPIRITO SANTO
É FORÇA ATIVA?
Gênesis 1:1,2 – No princípio criou Deus os céus e a terra. Ora, a
terra mostrava ser sem forma e vazia; e havia escuridão sobre a superfície da
água de profundeza; e aforça ativa de Deus movia‑se por cima da
superfície das águas. (Tradução do Novo Mundo, grifo acrescentado.)
As testemunhas de
Jeová usam este versículo para atacar a fé cristã na questão da personalidade
do Espírito Santo. A maioria das traduções do versículo 2 dizem que “o Espírito
de Deus pairava sobre as águas”. Mas a sociedade Torre de Vigia tem ensinado a
seus seguidores que o Espírito Santo é meramente uma força impessoal a serviço
de Deus. Para provar isto a seus ouvintes as testemunhas de Jeová citam este
versículo segundo aTradução do Novo Mundo. Esta é uma situação
na qual uma testemunha de Jeová não precisa distorcer as Escrituras para
encaixar as doutrinas que aprendeu. O versículo vem pré‑distorcido em sua
própria Tradução do Novo
Mundo. Em outros textos, a tradução da Torre de Vigia fala do “espírito santo”,
escrito em minúsculas.
Para responder à
alegação da testemunha de Jeová de que o Espírito Santo é uma mera força
impessoal, enfatize que a Bíblia repetidamente se
refere ao Espírito Santo como tendo atributos pessoais. Por
exemplo, mesmo a Tradução do Novo Mundo revela que o
Espírito Santo fala (At. 13:2), dá testemunho (João 15:26), fala as coisas que ouve (João 16:13), sente‑se magoado (Is. 63:10) e assim por diante.
·
Ficaram eles “cheios” duma pessoa? Não, mas ficaram
cheios da força ativa de Deus. (Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra
página 40)… Então e Espírito
Santo não é uma pessoa… Mas será?…
É claro que a Bíblia usa aí uma
figura de linguagem onde toma a parte pelo todo. Efésios 1:23 diz que Deus
“preenche todas as coisas”, o que concorda com Atos 2:4.
Romanos 8.11 diz que o Espírito Santo
mora ou reside em nós, assim como Efésios 3.17 diz que Cristo reside em nossos
corações, da mesma forma que João 14.23 também fala da habitação em nós tanto
do Pai, quanto do Filho. Nada disso faz com que o Pai e o Filho deixem de ser
pessoas. O que dizer da legião de demônios que se apossou de uma só pessoa? Até
mesmo as TJs defendem a personalidade dos demônios. Lançando mão de tal
raciocínio tão pouco Satanás seria uma pessoa, pois diz a Bíblia que ele entrou
em Judas (Lucas 22.3).
Fonte de pesquisa: “As
Testemunhas de Jeová refutadas versículo por versículo”, David A. Reed; trad.
de Marcelus Virgílius Oliveira e Valéria Oliveira. ‑ 2. ed. Rio de janeiro:
JUERP, 1990.
Se
não existe a palavra Trindade na bíblia, como ela pode ser bíblica?
Você Pergunta: Eu sei que a palavra trindade não existe na
Bíblia, mas não tenho certeza de que a Bíblia fale realmente sobre ela. Minha
pergunta é: Existem evidências bíblicas que mostrem que a doutrina da trindade
é correta?
Resposta: A trindade é uma doutrina bíblica? Cara
leitora, apesar de não termos a palavra trindade mencionada na Bíblia, podemos
ver claramente a Trindade sendo apresentada a nós, tanto no Antigo Testamento
como no Novo Testamento. Irei demonstrar isso a você citando alguns textos:
Observe no texto a seguir que na descrição da criação que estava
sendo realizada, temos um verbo empregado no plural: “Também disse Deus:
Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança…” (Gn 1. 26). No
próximo verso vemos a constatação de que “Criou Deus, pois, o homem à sua
imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gn 1. 27). Aqui
vemos claramente o plural da trindade (nas palavras “façamos e nossa imagem”) e
ao mesmo tempo a singularidade de um Deus único (nas palavras “criou Deus”).
Outra menção está em Gn 3:22: “Então, disse o SENHOR Deus: Eis
que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal…”. Vemos
novamente aqui a mesma pluralidade (nas palavras “como um de nós”) juntamente
com a singularidade de um só Deus (nas palavras “então, disse o SENHOR Deus”).
Ou seja, vemos indícios claros da trindade. Porém, até aqui não temos menção ou
sugestão do número três da trindade. Mas essa questão muda no Novo Testamento.
Outra menção bíblica interessante é a do batismo de Jesus
Cristo. Ali vemos claramente a menção da trindade: “Batizado Jesus, saiu logo
da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo
como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu
Filho amado, em quem me comprazo.” (Mt 3. 16-17). Observe bem que a trindade
está presente naquele momento: Jesus, o filho (na água sendo batizado), Deus, o
Pai (A voz que disse que Jesus era o Filho amado) e o Espírito Santo (descendo
como pomba sobre Jesus).
Mas existem ainda mais
evidências bíblicas sobre a trindade:
Em Mateus 28.19, Jesus ordenou o batismo de seus servos do
seguinte modo: “batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.
Aqui fica bastante clara a trindade.
A promessa feita por Jesus Cristo, focando no que aconteceria
depois de Sua morte, também aponta claramente para a trindade: “E eu rogarei ao
Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco”
(Jo 14. 16). Note que no texto se menciona a trindade: O Filho clamando ao Pai
pela vinda do Consolador que é o Espírito Santo.
Paulo também usa da figura da trindade, como fica evidente em
uma de suas bênçãos à igreja em Corinto: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o
amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.” (2Co 13.
13). Veja que é mencionado nesse texto Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo,
ou seja, a trindade.
Assim, há elementos bíblicos suficientes para crermos na
doutrina da trindade. É verdade que ela é uma doutrina de difícil compreensão
para a nossa limitada capacidade, porém, esse fato não a anula e nem apaga o
que, inquestionavelmente, dela se diz na Bíblia.
Enviado por André Sanchez
em: #VocêPergunta
TJs: O Deus verdadeiro é três pessoas?
·
Gênesis 18:1,2 – Yahweh
lhe apareceu . …Tendo levantado os olhos, eis que viu três homens de
pé… (A Bíblia de Jerusalém).
As testemunhas de Jeová acreditam que é impossível para o único
Deus verdadeiro existir como três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Mas a
Bíblia, em Gênesis 18 e 19, mostra Deus aparecendo a Abraão como três homens.
Esta narração pode ser usada para ajudar as testemunhas de
Jeová a ver que mesmo o impossível (do ponto de vista humano) é
possível para Deus. Discuta isto com elas como sugerimos aqui:
Na Tradução
do Novo Mundo das Escrituras Sagradas da Sociedade
Torre de Vigia, em Gênesis 18:1,2, Deus aparece a Abraão como três homens (os
anjos). Abraão se dirige a eles como “Jeová” (v. 3). Quando os três homens
respondem, o episódio é descrito alternativamente como “eles” falando (v. 9) e
“Jeová” falando (v.13). Quando dois dos três homens se despedem para visitar Ló
em Sodoma, Abraão continua a chamar aquele que permaneceu de “Jeová”, mas Ló se
dirige aos outros dois como “Jeová” (Gên. 18:22‑28, 19:1‑18).
Por si mesma, esta consideração
não prova a doutrina da Trindade. Mas, pelo menos,
demonstra que é possível para Deus se manifestar como três‑em‑um. O fato de que
este conceito está além do alcance total do intelecto humano não deve fazer com
que as testemunhas de Jeová o anulem. Como escreveu o apóstolo Paulo “… agora
só podemos ver e compreender um pouquinho a respeito de Deus, como se
estivéssemos observando seu reflexo num espelho muito ruim; mas o dia chegará
quando o veremos integralmente, face a face. Tudo quanto sei agora é obscuro e
confuso, mas depois verei tudo com clareza, tão claramente como Deus está vendo
agora mesmo o interior do meu coração” (I Cor. 13:12, Novo Testamento Vivo).
A argumentação acima pode ajudar a testemunha de Jeová a
reconsiderar o conceito de um único Deus em três pessoas. (Veja também Isaías
9:6; João 1:1, 16:13; 1 Coríntios 6:19, 8:6; Colossenses 2:9;e Apocalipse
1:7,8.)
Fonte de pesquisa: “As Testemunhas de Jeová refutadas
versículo por versículo”, David A. Reed; trad. de Marcelus Virgílius Oliveira e
Valéria Oliveira. ‑ 2. ed. Rio de janeiro: JUERP, 1990.
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