segunda-feira, 30 de março de 2015

HERESIAS HERESIOLOGIA

                                   

                                              Heresias



A Maior Parte Dois Movimentos heréticas que sucederam Ao Longo da História tiveram raízes num clima geral de insatisfação social e espiritual.
No cristianismo e, por Extensão, Em várias Religiões Otras, considerou-se heresia a postulação de Idéias doutrina contrária à adotada e difundida casca autoridades eclesiásticas.
Do Ponto visão católica: Conceito e âmbito de aplicação - O Código do Direito Canônico - Oficial Legislação da Igreja Católica - consideradas hereges aparelhos que você batizados que negam de modo persistente para Ensina verdades Igreja como revelada por Deus. AINDA definido como cismático ou Cristão que se recusa a SUBMISSÃO à Hierarquia eclesiástica e, OU indiretamente Direta, AO papa. Qualifica, enfim como Aquele apóstata Renega fé totalmente SUA.
Na Prática a fazer cismático figura eA não herege apresentam afinidades, visto que negação dá Já Autoridade papal I estabelecida, em se Uma Afirmação herético. Ambos diferenciam-sulfato é apóstata continuar considerando penteado é cristãos. Relativizam Freqüentemente você fazer desentendimento thermoses, JA que os defensores acusam tempo SUA dos hereges dará doutrina oficial.
Cristianismo constituída Sociedade cabelo - - Ao Conceito de heresia aplicar ou não regime Antigo ocorridas Situações dá cristandade, Não É fácil determinar como Diferenças Ponto vinculado a atitudes religiosas ERAM Posições UO mascaradas religiosas índice de assuntos político-social. Do ponto de vista histórico uma, por isso é PODEM considerada herética, estritamente falando, eu Movimentos Que NÃO chegaram consolidar hum PROPRIOS Autoridade e Uma eclesiástica sistema teológico. ASSIM, embora tanto ortodoxa e católica Igreja e como várias comunidades protestantes tenham qualificado UMAs Otras como herético durante Séculos, na atualidade ou Movimento ecumênico evitar o estresse como Diferenças e, por conseguinte dispensa fazer uso da Palavra heresia.
Primeiras manifestations herético. Por volta do Século II era da Crista, da Igreja vocês, pais, Primeiros santo Irineu e Tertuliano, condenaram fazer certas Movimentos dentro do cristianismo que Opinião, em sua, atentavam contra a autenticidade dois ensinamentos de Jesus. Entre Mais disseminadas como tendências heréticas, achavam-se ou gnosticismo OE maniqueísmo.
AINDA que especulação ano anterior gnóstico cristianismo fosse filosófico, encontrou propício NAS campo da Nova Reflexões Primeiras Religião. Suas ser crítico em Idéias ERAM a Salvação pelo Conhecimento ou ea hum Afirmação do dualismo antagônico entre a área sujeita e Espírito, Virtude em QUAL fazer entre Deus EO mundo - levantada por Uma divindade maligna - existiam emanações intermediários. Ou desprezo Matéria Pela Levou a Opostos fins morais Dois na: ou absoluto ascetismo eA Libertinagem últimos justifica porque materiais nada tinha importancia. Ou dualismo gnóstico encontrou singulares Expressão NA DOUTRINA dois Marcionites, que opunham ou Deus fazer Antigo Ao fazer Novo Testamento Testamento.
Ou maniqueísmo ameixa Uma considerados particularmente gnosticismo fazê-lo, quais os elementos que fazem recolhia fazer cristianismo persa e zoroastrismo. Seu fundador, ou persa Maniqueu que não viveu Século III, substâncias Duas ilustres Opostas originário: luz e trevas. Santo Agostinho, em SUA Juventude, sentiu-se fortemente atraído DOUTRINA ESSA.
Rigor Anti-romana. Para você Séculos IV e V, que presenciaram a do Império Romano Decadência do Ocidente, surgiram várias seitas que defendiam rigor moral hum acentuada e constituíam com Movimentos Freqüência Regionais Às sociopolítica contrário do Império imposições da Capital.
O donatismo de Origem Norte Africano, Trouxe obter Uma Reação contra a líder da minoria romanizado. Seu negava rigor para admissão na Igreja daqueles que haviam apostatado durante perseguições como. Na Espanha, surgiu ou priscilianismo, em torno da figura de Prisciliano de Ávila bispo, executado no ano 385, que segundo parece, Praticas admitiu ancestrais celtas religiosas Origem e criticou ou Romanizing clero.
Ou Pelagianismo, enfim, Ideias do monge Pelágio, um nativo das Ilhas Britânicas inspirou-se nas. Pelágio rejeitava a Idéia do pecado original, defendida ou poder absoluto dado ao ser humano Vontade e reduzia atribuído à graça de Deus na Salvação importancia. Sua Doutrina cabelo foi condenado Concílio de Cartago, em 418.
Disputas cristológicas entre Oriente e Ocidente. Ou Reconhecimento cristianismo com ou Edito de Milão e SUA em volta Conversão oficial Religião fazer fizeram hum centro da política Igreja Império Romano Lutas, especialmente entre o Oriente eo Ocidente. Ocasião A controversa Primeira surgiu com DOUTRINA Aryan, sacerdote da Comunidade em SUA Alexandria, negava a Natureza divina de Jesus Cristo. O imperador Constantino convocou ou Nicéia em Primeiro Concílio Ecumênico, no ano 325, e sugeriu a Expressão "ou E Filho Ao Pai consubstancial". Sufocado militarmente, ou Arianismo difundiu-ye Povos mais germânica, visigodo na Espanha entre Chegou a suportar como doutrina oficial 589 amarrados ou ânus.
Durante ou Século V, de sulfato, ou problema de como conciliar a própria natureza de Deus ao ser humano Pessoa com na dividiu Duas Cristo como grandes escolas teológicas. A Antioquia, Mais racional e realista, insistiu no aspecto humano; para Alexandria, especulação propenso à misticismo, nenhum lado divino. A disputa entre Antioquia e Alexandria sofreu a interferência das flutuações do Patriarcado de Constantinopla e do imperador, que temia a fragmentação do Império.
Na Linha da escola de Antioquia, Nestório com defendeu tal Enfase a TESE das Duas naturezas de Cristo ou apresentou como DUAS PESSOAS de Onde é deduz que Maria Nao tinha Mãe de Deus (Theotokos). Essa foi DOUTRINA cabelo Concílio condenado de Éfeso (431). Entre você Séculos V e VIII a escola de Alexandria, que teses impusera em SUAS Éfeso, acentuou SUA posição amarrado ou Ponto defender havia Só em Uma Natureza Cristo, a Deus (Monophysite), uo Vontade uma (monoteletas). Essas doutrinas were condenou-nos Conselhos de Calcedônia (451) e Latrão (649).
Movimentos religiosos populares de Idade Média. Durante a alta Idade Média, ocorreu Uma Movimentos Série populares que defendiam a volta à pureza e à pobreza evangélica e pretendiam reformar o clero fazer. ASSIM não Século XI surgiram em Milao você patarinos que passaram logotipo Propostas de reforma das Um Oposição Ao clero, os ritos e sacramentos SEUs anos.
A Enfase na hum vinda do messias libertador estabeleceria ou reino Justiça e paz - que milenares segundo anos, duraria mil anos - reapareceu na situacao crise social Dois Séculos XII e XIII. Ou abade Joaquim de Fiore, morto em 1202, elaborou a teologia da Uma História segundo a qua, DEPOIS da Idade do Pai (Antigo Testamento) e dá Idade do Filho (a Igreja) Viria a fazer Espírito que removeria Hierarquia eclesiástica.
Nós Waldensian, seguidores do Frances Peter Waldo e conhecidos como "pobres de Lyon" ou "pobre de Cristo" foram censurados dedicarem-se à Pregação, a UMa Leigos ERAM tempo e analfabetos, e questionarem condenado a Autoridade eclesiástica, ou Purgatório e indulgências como. Tiveram seguidores "dá Lombardia pobres".
A heresia Maior de importância histórica dado momento foi duas UO cátaros albigenses - Nome que receberam nenhum sul da França, JA que tinham Seu centro na Cidade de Albi. Um Professavam gnóstico e Origem dualismo maniqueísta e defendiam a castidade, ou EO jejum vegetarianismo. Organizaram-se em Dois grupos: vós sós e Perfeitos OS. Estes última administravam ou fazer rito consolamentum, que incluiu imposição de Mãos. A Igreja tentou de Fazer-lhes Oposição, eu Meio do Primeiro para o diálogo e logotipo usando a "Cruzada Albigensian", que assolou ou sul da França durante a Primeira Metade Século XIII fazer, eA Criação dá Inquisição. Como mendicante Ordens dois dominicanos e franciscanos TAMBÉM é originaram você Desejo voltar hereges AO BOM Caminho e Dar-lhes Exemplo pobreza e humildade.
Precursores da Reforma. Ou Ocidente cisma que não há Fim do Século XIV e XV Princípio Século fazer dividiu a Igreja, mergulhada deixou-a grande desorganização estado num. Apareceram, Assim, doutrinas Certas religiosas, como que propugnaram ou Britânico John Wycliffe OE Boêmio Jan Hus, que anteciparam MUITAS das teses da Reforma Luterana. Wycliffe partia dá Idéia fazer Dominio de Deus, segundo ou qua todo poder e toda ou mérito VEM fazer Senhor. He predestinado OS Homens Bem ao (Invisível Igreja) UO errado ao, portanto a Igreja Perde Visível importancia. Wycliffe NÃO aceitava verdadeira Presença de Cristo na eucaristia e proclamava ou fortalecimento fazer para fazer rei como vigário de Deus para administrar a Justiça. FOI condenado por cabelo Constança Concílio 1414-1418.
Ou constituiu hussismo tanto doutrina religiosa como Insurreição Uma Uma política. Declarou-Hus é a favor da reforma da Igreja da segunda Wycliffe e, AO MESMO tempo, reivindicou Uma Livre Bohemia. FOI condenado cabelo also Concílio de Constança.
Séculos XVI e XVII. DEPOIS dá Reforma Protestante, Católica fiel Conceito Igreja permaneceu Ao de heresia e condenou como Taís vários Movimentos resultantes em Seu seio. Among're iluminação EO notável ou quietismo, apareceu XVI e XVII nos Séculos. Tanto quanto Tendências ensinamentos propugnaram fazer tipo gnóstico Acendi Acima situavam todos formalidade da Igreja externa, e conseguiram seguidores nd Espanha, França e Itália.
A partir de mijo do Século XVII, I nos Países Baixos PRIMEIRO E Depois na França, disseminou-se ou jansenismo, NAS inspirados Ideias do teólogo Cornelius Otto Jansen, Louvain, que insistiu na predestinação duo de O Bem EO Mal, e na incapacidade humana absoluta Seu decidir pelo destino. Aconselhava ou ascetismo e desaconselhava a eucaristia. No MESMO espiritual surgiu clima ou Gallicanism, impulsionado cabelo absolutismo fazer monarca Francês Louis XIV, que tentou governar a Igreja do país sem ter com Seu Roma DOUTRINA abrigando-se na Dinamarca você conselho supremacia sobre ou batata (conciliarismo). Ambas as concepções como perderam Força mijar em do Século XVIII. Com a devolver Estruturas Transformação Sociais, I Movimentos herética agitações revolucionárias cederam como o lugar.
Heresia não Pensamento Contemporâneo. Como Recentes Mais formulações sobre ou Conceito de heresia é a Frithjof Schuon devem, das Maiores UMA RELIGIÃO autoridades em Mundiais comparados. Uma Descrição Partindo de dois pressupostos metafísicos Comuns todas as Religiões como, um Conteúdo Schuon busca direcionar Ao Conceito de heresia, distinguindo entre "extrínsecos" e heresias "intrínsecas". Como São Primeiras Variações da doutrina e método por razões de Oportunidade histórica, VEM a ser condenado por Uma Autoridade religiosa dominante, mas que o tempo n'uma Outra PODEM vir ser óleo, que foi Nao como ortodoxo, ou menos do que legítimo e espiritualmente.
"Intrínseca" ao contrario Heresia E uma doutrina religiosa que viole ou núcleo Proprio dá metafísica universal e que, por ISSO, NÃO descobrir casaco de nenhuma seio não dar grande Universais Religiões. Ou protestantismo e Um exemplo de uma heresia "extrínsecos" (ao catolicismo em Relação). Ou maniqueísmo, Ao Contrário pelo dualismo Seu irredutível, NÃO PODE-se com conciliar nenhuma das grandes Religiões.


 FONTE CACP.ORG

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