Local
|
Data
|
Assunto
|
Decretos
e Definições
|
Nicéia
|
325 d.C.
|
Arianismo
|
O Verbo é verdadeiro Filho de Deus, da mesma substância
do Pai (homoousios) e, portanto, verdadeiramente Deus. Definição de fé Nicena
contra Ário. Consubstancialidade do Filho e do Pai.
|
Constantinopla
|
381 d.C.
|
Macedonianos
|
O Espírito Santo é verdadeiro Deus como o Filho e o Pai.
|
Éfeso
|
431 d.C.
|
Nestorianismo/ Pelagianismo
|
Cristo, Deus Homem, é um só sujeito (pessoa): a união
hipostática (de pessoas) é substancial e não acidental, física ou moral.
Condenou-se o pelagianismo.
|
Caldedônia
|
451 d.C.
|
Eutiquianismo/ Monofisismo
|
As duas naturezas de Cristo estão unidas (pessoalmente),
mas não confusas, mudadas ou de qualquer forma alteradas. As duas naturezas
de Cristo se confinam em uma só pessoa.
|
Constantinopla
|
553 d.C.
|
Diversos assuntos
|
Confirma-se a condenação dos erros precedentes
(trinitários e cristológicos) afirmando os sentidos genéricos das definições
conciliares. Desarraigam-se erros derivados de Orígenes.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário