quarta-feira, 1 de abril de 2015

SEITAS E HERESIAS FALSOS PROFETAS E ENSINOS PARTE N.1


              FALSOS PROFETAS E ENSINOS

     Os perigos dos afluência vida do Espírito (1 João 3:24 b-1 João 4: 1)

4: 1 Isto é como nós sabemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que ele nos deu. Amados, não creiais a todo espírito, mas provai os espíritos para ver se sua fonte é Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. 

Atrás deste aviso é uma situação da qual nós na igreja moderna sabem pouco ou nada. Na igreja primitiva havia uma vida de afluência do Espírito, que trouxe seus próprios perigos. Havia tantas e tão diversas manifestações espirituais que algum tipo de teste foi necessário. Vamos tentar nos pensar de volta para que a atmosfera elétrica. 

(I) Mesmo nos tempos do Antigo Testamento os homens perceberam os perigos dos falsos profetas, que eram homens de poder espiritual. Deuteronômio 13: 1-5 exige que o falso profeta que procuraram atrair os homens para longe do verdadeiro Deus deve ser condenado à morte; mas francamente e livremente admite que ele pode prometer sinais e maravilhas e realizá-las. O poder espiritual está lá, mas é mal e mal direcionada. 

(Ii) No início da igreja no mundo espiritual era muito próximo. Todo o mundo acreditava em um universo repleta de demônios e espíritos. Cada pedra e árvore e rio e bosque e lago e montanha teve seu poder espiritual; e esses poderes espirituais foram sempre buscando entrada em corpos e mentes dos homens. No tempo da igreja primitiva todos os homens viviam em um mundo assombrado e os homens nunca foram tão consciente de estar rodeado por poderes espirituais. 

(Iii) Que mundo antigo era muito consciente de um poder pessoal do mal. Ele não especulou sobre sua fonte, mas tinha certeza de que ele estava lá e que estava à procura de homens que podem ser seus instrumentos. Segue-se que não só o universo, mas também a mente dos homens, desde o campo de batalha em que o poder da luz e do poder da escuridão disputada a questão. 

(Iv) Na igreja primitiva a vinda do Espírito foi um fenômeno muito mais visível do que é comum hoje em dia. Foi normalmente conectados com o batismo; e quando o Espírito veio coisas aconteceram que qualquer um poderia ver. O homem que recebeu o Espírito estava visivelmente afetados. Quando os apóstolos veio a Samaria, após a pregação de Filipe, e conferiu o dom do Espírito Santo sobre os novos convertidos, os efeitos eram tão surpreendente que o mago local, Simon Magus, quis comprar o poder de produzi-los (Atos 8 : 17-18). A vinda do Espírito sobre Cornélio e seu povo era algo que qualquer um poderia ver (Atos 10: 44-45). Na igreja primitiva havia um elemento em êxtase na vinda do Espírito, cujos efeitos eram violentos e óbvio. 

(V) Este teve seu efeito na vida da congregação da igreja primitiva. O melhor comentário sobre esta passagem de João é, na verdade, 1 Coríntios 14: 1-40. Por causa do poder dos homens Espírito falou em línguas. Ou seja, eles derramou uma torrente de sons, dados pelo Espírito em nenhuma língua conhecida, que ninguém conseguia entender a menos que houvesse alguém presente que tinha o poder dado pelo Espírito de interpretar. Então era esse fenômeno extraordinário que Paulo não hesita em dizer que, se um estranho entrou em uma congregação em que estava em ação, ele poderia pensar que ele tinha chegado em uma montagem de loucos (1 Coríntios 14: 2; 1 Coríntios 14 : 23; 1 Coríntios 14:27). Até mesmo os profetas, que entregue a sua mensagem em linguagem simples, foram um problema. Eles ficaram tão comovidos pelo Espírito, que eles não podiam esperar para o outro para terminar e cada um iria pular de pé determinado a gritar sua mensagem dada pelo Espírito Santo (1 Coríntios 14: 26-27; 1 Coríntios 14:33). Um serviço de culto em uma congregação cristã primitiva era muito diferente da placidez da maioria dos serviços religiosos modernos. Então diversificada foram as manifestações do Espírito que Paulo números do discernimento dos espíritos entre os dons espirituais que um cristão pode possuir (1 Coríntios 12:10). Podemos ver o que pode acontecer em tal caso, quando Paulo fala da possibilidade de um homem dizendo em um espírito que Cristo é maldito (1 Coríntios 12: 3). 

Quando chegamos mais para baixo na história cristã, encontramos o problema ainda mais aguda. A Didaqué, O Ensino dos Doze Apóstolos, é o primeiro livro da ordem de serviço e deve ser datado não muito tempo depois de 100 dC Ele tem regulamentação sobre como lidar com os apóstolos e profetas errantes que iam e vinham entre as congregações cristãs. "Nem todo aquele que fala em um espírito é um profeta, ele é apenas um profeta, se ele anda nos caminhos do Senhor" (Didaqué 11 e 12). O assunto atingiu o seu pico e ne plus ultra, quando, no terceiro século, Montano abriu-se para a Igreja com a alegação de que ele não era nada menos do que o Paráclito prometido e que ele propôs para contar a Igreja as coisas que Cristo disse aos seus apóstolos podia não para o urso momento. 

A igreja primitiva estava cheio dessa vida de afluência do Espírito. A exuberância da vida não tinha sido organizado para fora da Igreja. Foi uma grande idade; mas a sua exuberância tinha seus perigos. Se houvesse um poder pessoal do mal, os homens poderiam ser usados ​​por ele. Se não houvesse maus espíritos, assim como o Espírito Santo, os homens poderiam ser ocupados por eles. Os homens podiam se iludem em uma experiência bastante subjetivo em que eles pensavam - honestamente - que eles tinham uma mensagem do Espírito. 

Tudo isso está na mente de John; e é em face do que a atmosfera de afluência da vida espiritual pulsante que ele expõe seus critérios para julgar entre o verdadeiro eo falso. Nós, pela nossa parte, podem muito bem sentir que, com todos os seus perigos, a exuberante vitalidade da Igreja primitiva era uma coisa muito melhor do que a placidez apático de tanto da vida da igreja moderna. Foi certamente melhor que os homens devem esperar que o Espírito em toda parte do que eles devem esperar que ele em nenhum lugar. 

Uma nota sobre a tradução de 1 João 4: 1-7 

Há uma frase grega recorrentes nessa passagem que é de nenhuma maneira fácil de traduzir. É a frase que a Revised Standard Version consistentemente torna de Deus. As suas ocorrências são como se segue:

 1 João 4: 1: Teste os espíritos para ver se são de Deus.

 1 João 4: 2: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus.

 1 João 4: 3: todo espírito que não confessa a Jesus Cristo não é de Deus.

 1 João 4: 4: Filhinhos, vocês são de Deus.

 1 João 4: 6: Nós somos de Deus .... Aquele que não é de Deus não nos ouve.

 1 João 4: 7: O amor é de Deus.

 A dificuldade pode ser visto nas quais vários expedientes para tradutores são accionados.

 Moffatt, em 1 João 4: 1-3, traduz vem de Deus; e em 1 João 4: 4; 1 João 4: 6-7 pertence a Deus.

 Weymouth, em 1 João 4: 1-3, traduz é de Deus. Em 1 João 4: 4 ele traduz: Vocês são filhos de Deus. Em 1 João 4: 6, ele traduz: Nós somos filhos de Deus .... Quem não é um filho de Deus não nos ouve. Em 1 João 4: 7 ele tem: Love tem a sua origem em Deus.

 Em todos os casos, exceto 1 João 4: 7, Kingsley Williams traduz de Deus; em 1 João 4: 7 ele tem de Deus.

 A dificuldade é fácil de ver; e ainda é de primeira importância para ser capaz de anexar um significado preciso para essa frase. O grego é ek (grego # 1537), tou (grego # 3599) theou (grego # 2316). Ho (grego # 3588) theos (em grego # 2316) significa Deus, e tou (grego # 3588) theou (grego # 2316) é o caso genitivo depois da preposição ek (grego # 1537). Ek (grego # 1537), é uma das preposições gregas mais comuns e significa "fora de" ou "de". Dizer que um homem veio ek (grego # 1537) tes (grego # 3588) poleos (grego # 4172) significaria que ele veio ou de ou para a cidade. O que então significa que uma pessoa, ou um espírito, ou uma qualidade é ek (grego # 1537), tou (grego # 5120) theou (grego # 2316)? A tradução mais simples é "de Deus." Mas o que significa "de" dizer nessa frase? Muito certamente, isso significa que a pessoa, o espírito ou a qualidade tem a sua origem em Deus. Ele vem "de" Deus no sentido de que ele tem a sua origem em Deus e sua vida Dele. Então, John, por exemplo, manda seu povo para testar os espíritos para ver se eles realmente têm a sua origem em Deus. O amor, diz ele, tem a sua origem em Deus.

 A heresia ULTIMATE (1 João 4: 2-3)

4: 2-3 Esta é a forma como você reconhece o espírito cuja fonte é Deus. Todo espírito que reconhece abertamente que Jesus veio na carne e é Cristo tem a sua origem em Deus. E todo o espírito que é tal que não faz esta confissão sobre Jesus não tem a sua fonte em Deus; e este é o espírito do anticristo, a respeito de que você ouviu que era para vir e que agora está aqui presente no mundo.

 Para John crença cristã pode ser resumida em uma grande frase: "O Verbo se fez carne e habitou entre nós" (João 1:14). Qualquer espírito que negava a realidade da Encarnação não era de Deus. John estabelece dois testes de crença.

 (I) Para ser de Deus um espírito de reconhecer que Jesus é o Cristo, o Messias. Como João, vendo isto, para negar que é negar três coisas sobre Jesus. (A) É negar que ele é o centro da história, aquele para quem toda a história anterior tinha sido uma preparação. (B) É negar que ele é o cumprimento das promessas de Deus. Tudo através de suas lutas e suas derrotas, os judeus haviam se agarrado às promessas de Deus. Negar que Jesus é o Messias prometido é negar que essas promessas eram verdadeiras. (C) É negar a sua realeza. Jesus veio, não só para o sacrifício, mas a reinar; e negar sua messianidade é deixar a sua realeza essencial.

 (Ii) ser de Deus um espírito de reconhecer que Jesus veio na carne. Foi precisamente isso que os gnósticos nunca poderia aceitar. Uma vez que, na sua opinião, a matéria era de todo mal, a encarnação real era uma impossibilidade, pois Deus nunca poderia ter carne sobre si mesmo. Agostinho foi mais tarde para dizer que, nos filósofos pagãos que ele pudesse encontrar paralelos para tudo, no Novo Testamento, com exceção de um ditado - ". A Palavra se fez carne" Como João, vendo isso, negar a masculinidade completa de Jesus Cristo era para atacar as raízes da fé cristã.

 Para negar a realidade da encarnação tem certas consequências definitivas.

 (I) É negar que Jesus pode nunca ser o nosso exemplo. Se ele não estava em nenhum sentido real um homem, vivendo sob as mesmas condições que os homens, não pode mostrar aos homens como viver.

 (Ii) É negar que Jesus pode ser o Sumo Sacerdote, que abre o caminho para Deus. O verdadeiro Sumo Sacerdote, como o escritor aos Hebreus viu, deve ser como nós em todas as coisas, sabendo que as nossas enfermidades e as nossas tentações (Hebreus 4: 14-15). Para levar os homens a Deus, o Sumo Sacerdote deve ser um homem, ou então ele vai estar apontando-os para uma estrada que é impossível para eles tomarem.

 (Iii) É negar que Jesus pode, em qualquer sentido real seja Salvador. Para salvar os homens que ele tinha de identificar-se com os homens que ele veio salvar.

 (Iv) É negar a salvação do corpo. Ensinamento cristão é bastante claro que a salvação é a salvação de todo o homem. O corpo, bem como a alma é salva. Para negar a encarnação é negar a possibilidade de que o corpo pode nunca se tornar o templo do Espírito Santo.

 (V) De longe a coisa mais séria e terrível é que é a negar que alguma vez pode ser qualquer real união entre Deus eo homem. Se o espírito é totalmente bom e o corpo é totalmente mal, Deus e os homens nunca podem se encontrar, desde que o homem é homem. Eles podem atender quando o homem tenha descartado o corpo e tornar-se um espírito desencarnado. Mas a grande verdade da encarnação é que aqui e agora não pode haver verdadeira comunhão entre Deus eo homem.

 Nada no cristianismo é mais central do que a realidade da humanidade de Jesus Cristo.

 A separação entre o mundo e Deus (1 João 4: 4-6)

4: 4-6 Você tem a sua origem em Deus, queridos filhos, e você ganhou a vitória sobre eles, porque o poder que está em vós é maior do que o poder que está no mundo. É por isso que a fonte de seu discurso é o mundo, e é a razão por que o mundo os ouve. Nossa fonte é Deus. Aquele que conhece a Deus nos ouve. Aquele que não tem a sua fonte em Deus não nos ouve. Isto é como nós conhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.

 John estabelece uma grande verdade e enfrenta um grande problema.

 (I) O cristão não precisa temer o herege. Em Cristo, a vitória sobre todos os poderes do mal foi vencido. Os poderes do mal fez sua pior para ele, até mesmo para matá-lo em uma cruz, e no final ele saiu vitorioso. Essa vitória pertence ao cristão. O que quer que as coisas podem parecer, as forças do mal estão lutando uma batalha perdida. Como diz o provérbio latino tiver conhecimento: "Grande é a verdade, e, no final, vai prevalecer." Tudo o que o cristão tem que fazer é lembrar a verdade que ele já sabe e se agarram a ele. A verdade é que, através da qual os homens vivem; erro é em última análise o meio pelo qual os homens morrem.

 (Ii) O problema é que os falsos mestres nem ouvir, nem aceitar, a verdade que os verdadeiros ofertas cristãs. Como é que pode ser explicado? John retorna à sua antítese favorito, a oposição entre o mundo e Deus. O mundo, como vimos antes, é a natureza humana, à parte, e em oposição a Deus. O homem, cuja fonte é Deus vai acolher a verdade; o homem cuja fonte é o mundo vai rejeitá-lo.

 Quando passamos a pensar sobre isso, que é uma verdade óbvia. Como pode um homem cuja palavra de ordem é a concorrência, mesmo começar a entender uma ética cuja nota-chave é o serviço? Como pode um homem, cujo objetivo é a exaltação do eu e que defende que o mais fraco deve ir para a parede, até começar a entender um ensino cujo princípio para a vida é o amor? Como pode um homem que acredita que este é o único mundo e que, portanto, as coisas materiais são os únicos que a matéria, nem começar a compreender a vida vivida à luz da eternidade, onde as coisas invisíveis são os maiores valores? Um homem pode ouvir apenas o que ele equipou-se para ouvir e ele pode totalmente impróprios si mesmo para ouvir a mensagem cristã.

 Isso é o que John está dizendo. Temos visto uma e outra vez que lhe é característico de ver as coisas em termos de preto e branco. Seu pensamento não trata em máscaras. De um lado, há o homem, cuja fonte e origem é Deus e quem pode ouvir a verdade; Por outro lado, há o homem cuja fonte e origem é o mundo e que é incapaz de ouvir a verdade. Surge um problema, o que muito provavelmente John nem sequer pensar. Há pessoas a quem toda pregação é completamente inútil? Há pessoas cujas defesas nunca pode ser penetrada, cuja surdez nunca pode ouvir, e cujas mentes estão para sempre fechada para o convite e comando de Jesus Cristo?

 A resposta deve ser que não há limites para a graça de Deus e que não há uma pessoa como o Espírito Santo. É a lição de vida que o amor de Deus pode quebrar todas as barreiras. É verdade que um homem pode resistir; é, talvez, verdade que um homem pode resistir até o fim. Mas o que também é verdade é que Cristo está sempre batendo à porta de cada coração, e é possível para qualquer homem de ouvir a voz de Cristo, até mesmo acima das muitas vozes do mundo.

 FONTE William Barclay's 

Nenhum comentário:

Postar um comentário