Jesus é socialista?
Quando
é feita a pergunta: “Jesus é socialista?” a resposta clara é: “Não,
evidentemente!” A afirmação de que Jesus era socialista foi recentemente feita
no Washington Post, por
Gregory Paul, que tenta argumentar em favor de um socialismo ordenado
biblicamente a partir dos primeiros capítulos de Atos.[1] As afirmações de Paul
não têm nada de novo e provavelmente surgiram de um debate abrangente que está
sendo travado nos EUA em relação a socialismo versus mercados livres. O
presidente Obama e seu grupo querem o socialismo, enquanto o restante da nação
quer se mover para longe do controle governamental da economia.
O que é socialismo?
Precisamos
primeiramente iniciar este exame com uma definição exata de socialismo. The Oxford English Dictionary define
socialismo como “uma teoria política e econômica de organização social que
defende que os meios de produção, distribuição e troca devem ser de posse da
comunidade como um todo e regulados por ela”.[2] O fato de ser uma teoria
política e econômica sempre significa que, na realidade, o governo possui ou
regula a economia. Quando o governo regula, mas não possui os meios de
produção, isso é chamado de fascismo, como na Alemanha nazista. Quando o
governo possui e controla os meios de produção, isso é chamado de comunismo,
como na antiga União Soviética. As duas versões se encaixam na idéia mais ampla
de socialismo.
Onde é
que a Bíblia fala sobre uma teoria política e econômica? De acordo com Gregory
Paul, a idéia é abordada nos primeiros capítulos de Atos. Paul diz que Atos 2 e
4 mostram o socialismo:
Bem,
amigos, esta é uma afirmação direta do socialismo do tipo descrito milênios
mais tarde por Marx, que provavelmente obteve a idéia geral a partir dos
evangelhos.[3]
Paul
também declara que “a Bíblia contém a primeira descrição de socialismo da
história”. Não satisfeito por ter massacrado a Palavra de Deus em Atos 2 e 4,
Paul segue adiante para Atos 5, dizendo:
O
capítulo 5 detalha a ocasião em que um membro da igreja não entrega toda a sua
propriedade à igreja e “cai morto”. Mais tarde, quando sua mulher fez o mesmo,
“cai morta”.[4]
E Paul
ainda continua com suas barbaridades:
Prezados
leitores, isto não se parece com uma forma de comunismo imposta pelo terror por
um Deus que acha que os cristãos que não se juntam à coletividade merecem
morrer? Não apenas o socialismo é uma invenção cristã, mas também sua variação
extrema, o comunismo. A afirmação de muitos cristãos, de que Cristo odeia o
socialismo, não é verdadeira, uma vez que nenhuma descrição explícita do
capitalismo pode ser encontrada na Bíblia – o que não é surpresa, já que o
capitalismo ainda não havia se desenvolvido.[5]
Propriedades privadas em Atos
Onde é que,
em Atos, o governo estava envolvido, exceto na tentativa de suprimir a pregação
do Evangelho?
Não
existe sequer uma sombra de socialismo no livro de Atos pelos seguintes
motivos: primeiro, se o socialismo estivesse em Atos, não poderia ter havido
nenhuma propriedade privada porque a posse de todas as propriedades pelo
governo está no coração do socialismo. Onde é que, em Atos, o governo estava
envolvido, exceto na tentativa de suprimir a pregação do Evangelho? Não eram
funcionários do governo que estavam tratando com a Igreja Primitiva; eram os
Apóstolos. Visto que o Deus do Antigo Testamento é o mesmo do Novo Testamento,
deve haver continuidade em qualquer que seja o assunto. Wayne Grudem observa:
“A Bíblia pressupõe e reforça um sistema no qual as propriedades pertencem aos indivíduos, não
ao governo ou à sociedade como um todo”.[6] Mais adiante, Grudem observa que o
direito à propriedade privada está pressuposto no oitavo e no décimo
mandamentos e por toda a Lei dada por meio de Moisés. Como alguém poderia
roubar ou cobiçar as posses de seu próximo se não houvesse propriedades
pessoais? No livro de Atos, como seria possível que alguém vendesse suas
propriedades pessoais e desse o dinheiro aos Apóstolos se não houvesse
propriedades individuais? Se não existissem propriedades pessoais, então o
governo possuiria tudo e as pessoas não teriam propriedades para vender. Se os
Apóstolos eram de alguma forma os cabeças de um ajuntamento comunitário, então
eles é que teriam tido controle sobre as propriedades de todos os demais e não
os indivíduos que venderam suas propriedades.
Segundo,
Paul argumenta em favor do socialismo baseado na afirmação que está em Atos
2.44-45: “Todos os que
creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e bens,
distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade”. Como
é que isto, de alguma maneira, modo ou forma, apóia o socialismo? O contexto é
claro: por causa da fé comum que esses convertidos tinham em Cristo (ver
versículos 41-43), eles estavam unidos em seu objetivo de espalhar a nova fé
entre outros. Entretanto, sabemos, a partir do contexto anterior (At 2.5-11)
que muitos dos novos convertidos estavam visitando Jerusalém, vindos de muitos
outros países. Portanto, a fim de proporcionar apoio para as necessidades físicas
dos que eram de outras localidades enquanto estes estavam sendo instruídos na
nova fé, o grupo todo cooperava para ajudar a pagar pelas necessidades deles. A
afirmação de que os crentes “tinham tudo em comum” significa que muitos deram
suas propriedades privadas para a causa de sustentar a nova congregação. Essa
afirmativa demonstra o fruto do Espírito em operação na vida deles, de forma
que davam espontaneamente de suas riquezas materiais da mesma forma que hoje
fazem muitos cristãos com suas propriedades pessoais.
Ananias e
Safira não foram mortos por não serem bons socialistas.
Terceiro,
Paul diz que o motivo pelo qual Ananias e Safira foram mortos pelo Espírito
Santo em Atos 5 foi que eles se recusaram a entregar o preço de toda a sua
propriedade às autoridades porque a comunidade deveria possuir tudo. Tal visão,
à luz do contexto, é ridícula! Paul ignora o versículo 4, no qual Pedro diz ao
casal: “Conservando-o,
porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder?” Tais
palavras ditas por Pedro não dão suporte à noção de Paul de que Ananias e
Safira foram mortos por não serem bons socialistas. Pelo contrário, o que Pedro
diz se encaixa perfeitamente com o ponto de vista do restante da Bíblia, de que
o campo do casal era propriedade do casal. Bem como o dinheiro recebido da
venda de sua terra. O problema foi que eles mentiram sobre a quantia que
estavam doando à Igreja Primitiva. Ananias e Safira fizeram com que parecesse
que eles haviam ofertado todo o valor obtido com a venda de sua propriedade,
quando, na verdade, haviam ficado com parte do dinheiro para eles mesmos. Tal
enganação não era fruto do Espírito Santo, e o Senhor demonstrou logo que, de
fato, o Espírito de Deus estava no meio deles porque apenas Ananias e Safira
sabiam que estavam mentindo aos Apóstolos.
O que Jesus faria?
A
afirmação de que Jesus é socialista é uma afirmação inverídica. Essa afirmação
e outras semelhantes a ela têm sido feitas comumente por progressistas por,
pelo menos, os últimos cento e cinqüenta anos. Os progressistas não acreditam
que a Bíblia é a Palavra de Deus inspirada e infalível e, portanto, tentam
tomar partes da narrativa do Novo Testamento (Mateus, Marcos, Lucas, João e
Atos) e manipular o significado desses textos a fim de defender suas idéias pré-concebidas.
Aparentemente eles acham que tal abordagem atrairá aqueles que estão dentro da
Igreja que, de outra forma, não estariam abertos a seus pontos de vista.
Portanto, quando Jesus faz afirmações sobre os pobres e contra os ricos, eles
não conseguem perceber através do contexto qual era a intenção de Jesus. Em vez
disso, apelam para sua noção socialista de luta de classes como se os pobres e
os ricos não fossem igualmente pecadores e não necessitassem ambos da graciosa
provisão de Cristo.
Atualmente,
também vemos que muitos dentro do evangelicalismo estão cada vez em maior
número adotando visões progressistas (isto é, visões não-bíblicas) a respeito
de todas as coisas, especialmente nas áreas políticas e sociais. Os
progressistas freqüentemente retiram palavras e frases do contexto das
passagens (os progressistas não são os únicos que fazem isto) e as reempacotam
dentro da estrutura de suas próprias idéias (isto foi demonstrado no artigo de
Gregory Paul). Eles freqüentemente tentam se opor a Jesus através de outras
partes da Bíblia, pintando uma figura de Jesus que a Bíblia não apóia. Depois,
eles fazem perguntas sobre esse Jesus ridículo, por exemplo: “Que carro Jesus
dirigiria?” Eles têm certeza de que não seria uma SUV. O mesmo acontece quando
tentam fazer de Jesus um líder do socialismo. Adoram pegar palavras da Bíblia,
como “justiça”. Eles a reempacotam com seus padrões de justiça em vez de usarem
o padrão de justiça de Deus, ao qual não dão a mínima. Bem, Jesus faria o que a
Bíblia diz que Ele faria e o fará no futuro. Parece não haver a menor
preocupação com o que Jesus fará em Sua segunda vinda.
Conclusão
Por
isso há inúmeros entre os que são chamados “evangélicos” que são defensores do
socialismo, como Jim Wallis, dos Sojourners, Brian
McLaren, Ron Sider e Tony Campolo, para falar apenas de uns poucos. Essas
idéias estão sendo semeadas gradativamente nas denominadas faculdades e
universidades “evangélicas” como sendo questões “de justiça social”.
Independentemente do que essas idéias possam ser ou de onde elas vêm, uma coisa
é certa: a Palavra de Deus não é a fonte delas. De fato, as fontes de tais
idéias são claramente satânicas. De acordo com a profecia bíblica, o mundo está
sendo preparado para um tempo em que o socialismo realmente virá a dominar sob
o governo do Anticristo. Dessa forma, não é Jesus que é socialista; mas será o
Anticristo que posará como “anjo de luz” a fim de usar o socialismo como
veículo para fazer surgir temporariamente um período no qual o governo tentará
possuir todos os bens dos homens, inclusive seus corações. Não, Jesus não é,
nem nunca foi e também jamais será socialista. A Bíblia nos diz que Jesus usará
toda a eternidade derramando Suas bênçãos ilimitadas e riquezas sobre os
crentes. Maranata!
Notas:
1. Gregory Paul, “From
Jesus’ Socialism to Capitalistic Christianity” [Do Socialismo de Jesus ao
Cristianismo Capitalista], The
Washington Post (12 de agosto de 2011).
2.
Soanes, C., & Stevenson, A.
(2004). Concise Oxford
English Dictionary [Dicionário Conciso de Inglês Oxford] (11ª
ed.). Oxford: Oxford University Press, s. v. “socialism”.
3. Paul, “From Jesus’
Socialism”.
4. Paul, “From Jesus’
Socialism”.
5. Paul, “From Jesus’
Socialism”.
6. Wayne Grudem, Politics According to the Bible: A
Comprehensive Resource for Understanding Modern Political Issues in Light of
Scripture [A Política de Acordo com a Bíblia: Um Recurso
Extensivo para o Entendimento das Modernas Questões Políticas à Luz das
Escrituras] (Grand Rapids: Zondervan, 2010), p. 262
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