DEVE O CRISTÃO GUARDAR O SABADO?
Tenho lido e ouvido, aqui e ali, que os dez
mandamentos são atemporais e devem ser guardados por todas as igrejas cristãs.
Quanto à observância do sábado, especificamente, alguns expoentes têm afirmado
que ela foi substituída pela observância do domingo, após a ressurreição do
Senhor Jesus.
Antes de discorrer sobre esse “domingo sabático”, é importante pontificar que o
mandamento alusivo à guarda do sábado é exclusivo para os israelitas. Eles
passaram a observá-lo depois da saída do Egito, em alusão ao descanso de Deus,
logo após o acabamento da obra da Criação. Ao contrário do que muitos afirmam,
o Senhor trabalhou no dia sétimo e, em seguida, descansou. Ele formou todas as
coisas em seis dias e concluiu, acabou, a obra no dia sétimo (Gn 2.1-3).
De acordo com a Bíblia, há três grupos de povos no mundo: judeus, gentios e
Igreja de Deus (1 Co 10.32). Nem todas as ordenanças que o Senhor estabeleceu
para os israelitas são extensivas à Igreja. Alguns mandamentos foram dados
exclusivamente a Israel. É o caso da guarda do sábado, contida no Decálogo (Êx
20.8). O povo liberto pelo Senhor da escravidão egípcia deveria repousar nos
sábados de seus trabalhos, adorar a Deus, além de se lembrar de que foi tirado
do Egito com mão forte (Dt 5.15). Os adventistas do sétimo dia guardam até hoje
o sábado, como se fossem israelitas, e priorizam esse mandamento em relação aos
outros — tanto que o nome da sua igreja é Adventista do Sétimo Dia, e não
Adventista dos Dez Mandamentos. Eles acreditam que a guarda do sábado aplica-se
a todas as pessoas, em todas as épocas, sob a alegação de que tal ordenança já
era observada mesmo antes da sua confirmação, no Sinai (Êx 16.23). Asseveram,
ainda, que foi Deus quem escreveu o Decálogo, com o seu próprio dedo, e não
Moisés (Êx 31.18).
Na verdade, todos os dez mandamentos, e não apenas um deles, vinham sendo
observados pelos israelitas, antes de sua confirmação no monte Sinai, pois o
Senhor já falava com o povo através de Moisés (Êx 3-19). Isso, entretanto, não
torna os tais mandamentos atemporais e aplicáveis a todos os grupos de povos. O
Tabernáculo e a forma de culto também foram dados por Deus a Moisés, no mesmo monte
Sinai (Êx 21-31). E o Senhor asseverou: “Atenta, pois, que o faças conforme o
modelo, que te foi mostrado no monte” (Êx 25.40). Por que os templos
adventistas não possuem átrio, lugar santo e lugar santíssimo, conforme o
modelo que o Senhor deu a Moisés, no monte Sinai? E as leis dos sacrifícios,
por que não são observadas? E as vestes sacerdotais? E as festas?
Alguém argumentará: “Somente o sábado é atemporal porque era observado antes da
existência de Israel”. Ora, Abraão também oferecia sacrifícios antes de Israel
existir (cf. Gn 15). Por que os cristãos não oferecem animais a Deus, nos dias
de hoje? Cristo Jesus, o nosso modelo (1 Jo 2.16; 1 Co 11.1), procurava não
violar o sábado (Lc 4.16). Mas Ele não estava preso à lei mosaica (Mc 3.1-4).
Afinal, “a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus
Cristo” (Jo 1.17). E Ele, que é o Senhor do sábado, afirmou que este foi feito
por causa do homem (Mc 2.26-28), estimulando-nos a termos domínio sobre o
sábado. Nesse período da graça, não precisamos guardar o sábado de descanso,
como os israelitas. A Igreja não está debaixo da lei mosaica (Rm 6.14; Lc
16.16; Gl 4.1ss).
A Palavra de Deus afirma: “ninguém vos julgue [...] por causa dos [...]
sábados, que são sombras das coisas futuras” (Cl 2.16,17). Isso não significa,
evidentemente, que devemos desobedecer aos outros mandamentos. Dos dez
mandamentos mencionados em Êxodo 20, nove foram repetidos no Novo Testamento,
sendo extensivos à Igreja de Deus. Entretanto, não há nenhuma menção à necessidade
de observar a guarda do sábado. A Igreja adotou, desde o primeiro século, um
dia no qual se dedica a Deus e à sua obra: o domingo, dia da ressurreição do
Senhor. Mas não vemos em nenhum lugar do Novo Testamento um mandamento similar
ao que foi dirigido aos israelitas. Nós não precisamos guardar o domingo! À
semelhança da igreja do primeiro século, nós temos a tradição de nos reunirmos
no domingo (At 20.7; Mc 16.2,9; 1 Co 16.2; Ap 1.10). Quem guarda o sábado ou o
domingo em lugar do sábado, como se isso fosse um mandamento de Deus, está
abraçando o legalismo.
Para os israelitas, não guardar o sábado significava quebrar a aliança mosaica
(Is 56.4-6; Êx 31.15). Para nós, não cultuar a Deus no domingo — considerado “o
dia do Senhor” — ou em outro dia aprazível não denota quebra de pacto com o
Senhor. No máximo, revela negligência, no caso do crente que deixa de ir ao
culto por qualquer motivo (Ef 5.14-16). Há expoentes dizendo: “A guarda do
sábado é um mandamento eterno, válido para todos os povos em todas as épocas.
Por isso, as igrejas cristãs devem guardar o domingo, pois, desde o primeiro
século, esse dia passou a substituir o sábado israelita”. É evidente que
precisamos de pelo menos um dia semanal para descanso, a fim de cuidar do
“templo do Espírito Santo” (1 Co 3.16,17; 6.19,20). E esse dia, para a maioria
dos cristãos, é o domingo, no qual também adoramos a Deus, estudamos a sua
Palavra, evangelizamos, etc. Mas o domingo nunca teve para as igrejas cristãs o
mesmo peso que o sábado tinha para os israelitas.
O cristianismo não é cerimonialista, ritualista ou legalista. Mas há também o
crente domingueiro, que se ausenta — não por necessidade, e sim por negligência
— de reuniões semanais importantíssimas, como o tradicional culto de ensino da
Palavra de Deus. É o crente legalista, que só vai ao templo aos domingos, como
se fosse uma obrigação. Ele acaba perdendo a melhor parte. Conheço igrejas,
especialmente no Nordeste, em que o culto de doutrina, realizado no meio da
semana, é o mais frequentado, pois o povo gosta do ensino. Em Romanos 15.4 está
escrito: “tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito”. Isso
significa que, embora o mandamento da guarda do sábado tenha sido transmitido
exclusivamente aos israelitas tirados do Egito, nós podemos também, à
semelhança deles, dedicarmos pelo menos um dia para servir ao Senhor. E temos
como tradição, e não por força de mandamento, nos reunirmos aos domingos.
Finalmente, o sábado para Israel implicava cessação completa de atividades.
Nenhum trabalho podia ser realizado (Êx 16.23; 35.2,3; Jr 17.22; Mc 16.1). Até
o comércio estava proibido (Am 8.5). Se tivéssemos de guardar o domingo como
substitutivo do sábado israelita, visto que se trata de um mandamento eterno,
não teríamos de fazer o mesmo? Que fechem as livrarias e as cantinas dos
templos, aos domingos!
FONTE CPAD NEWS
DOMINGO - O DIA QUE O SENHOR FEZ!
“Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele”
(Sl 118.24)
Por Edmar Cunha de Barcellos
“Domingo, no Novo Testamento, é chamado de ‘O dia do Senhor’. Em latim,
dominica die, de onde deriva seu nome nas línguas neolatinas, por exemplo: no
espanhol, ‘domingo’; no italiano, ‘domenica’; e no francês, ‘dimanche’, faladas
por cerca de 400 milhões de pessoas”.
Domingo é um vocábulo exclusivo do cristianismo. Essa palavra, bem como as
suas análogas, não existia em nenhuma língua do mundo até o final do século 1o,
quando o apóstolo João criou a expressão grega: Kuriakh ‛mera (kyriake
hemera), vertida para o latim como: dominica die.
Antigos documentos da Igreja primitiva, transcritos para o russo, relatam
que João, encarcerado na ilha de Patmos, chorava muito ao chegar o primeiro dia
da semana, ao lembra-se das uniões para a Ceia do Senhor, celebrada sempre
nesse dia: “No primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o
pão...” (At 20.7). E foi justamente em um “primeiro dia da semana” que Jesus,
ressuscitado, lhe apareceu e lhe revelou os maravilhosos eventos do Apocalipse
(Ap 1.10).
Certamente que todo o livro não foi elaborado naquele mesmo dia. Mas o
fato indiscutível é que Jesus apareceu a João exatamente no “primeiro dia da
semana”. Isso explica porque a Ucrânia e a Rússia trocaram os nomes do primeiro
dia da semana, que entre os pagãos era chamado “dia do sol”, por uma expressão
tão ou mais significativa do que aquela adotada nos países de línguas
neolatinas.
Lemos na Bíblia ucraniana João afirmando que foi arrebatado no “dia da
ressurreição” (Dien voscrecii). De igual modo, na Bíblia russa também lemos:
“Eu fui arrebatado em espírito, no dia da ressurreição”. Aliás, na língua
russa, todos os dias da semana ficaram subordinados ao dia da ressurreição! Por
exemplo: segunda-feira, em russo, é pondielnik (“o dia após a ressurreição”);
terça-feira, voftornik (“o segundo dia após a ressurreição”); quarta-feira,
sreda (“terceiro dia após a ressurreição”), e assim por diante.
Vale realçar que o apóstolo João, ao frisar o dia da semana em que Jesus
lhe apareceu, criou uma nova expressão na língua grega: Kuriakh hmera (kyriake
hemera). Expressão esta que deu origem à palavra “domingo”, conforme
explanaremos a seguir. Mas antes de continuarmos, para melhor compreensão dos
nossos argumentos, recorreremos à etimologia, que nos revelará a origem das
palavras, o seu desenvolvimento histórico e as possíveis mudanças de seu
significado.
Vejamos alguns exemplos de como as palavras evoluem:
•A palavra “efeméride” provém de dois termos gregos: epi (“sobre”) e ‛he
hemera, que significa “dia”, de onde veio também o adjetivo efêmero, ou seja,
“o que é breve, transitório, passageiro”.
•A palavra “castigar” provém do latim: castus (“irrepreensível”, “puro”,
“fiel”) + agere (“fazer”). Temos um emprego bíblico neste sentido quando o
escritor aos hebreus declara que Deus “castiga a quem ama” com a finalidade de
nos tornar puros e fiéis a Ele (Hb 12.6).
•As palavras “mouco” (ou surdo) e “domingo” possuem também sua origem num
texto de João. Vejamos: “Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e
feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do
servo era Malco” (Jo 18.10). Malcus, do latim, deu origem à palavra “mouco”, em
português, significando aquele que não ouve, ou que ouve pouco ou mal; surdo.
Analisemos, agora, Apocalipse 1.10 à luz do original grego, da etimologia,
da hermenêutica bíblica, da história e dos escritos patrísticos.
Eis o que os mais abalizados biblicistas afirmam sobre a expressão
joanina: kyriake hemera:
“Temos aqui a palavra kyriakos, em um sentido adjetivado, isto é,
“pertencente ao Senhor”. Originalmente, esta palavra era usada com o sentido
imperial, como algo que pertencia ao César romano. ‘Os crentes primitivos [...]
aplicaram-na ao domingo, o primeiro dia da semana’. Esse é o uso que se
encontra em Didaché 14 e Inácio, Magn. 9, que foram escritos não muito depois
do Apocalipse”.
“‘O dia do Senhor’, em Apocalipse 1.10, é tido pela maioria dos autores
como o domingo”.
“O primeiro dia da semana é, sem dúvida. ‘o dia do Senhor’, referido em
Apocalipse 1.10”.
“A frase: ‘O dia do Senhor’, Kuriakh ‛mera (kyriake hemera), ocorre uma só
vez, e isto se dá no último livro. Apocalipse 1.10 [...] expressava a convicção
de que o domingo era o dia da ressurreição, quando Cristo Jesus conquistou a
morte e se tornou Senhor de todos” (Ef 1.20-22; grifo do articulista).
Nem mesmo no texto grego da Septuaginta encontramos a expressão
Kuriakh‛mera, criada pelo apóstolo João para aludir ao dia da ressurreição! A
expressão hebraica “dia do Senhor” sempre foi vertida para o grego como ‛
(hemera tou kyriou). Mas o que João escreveu foi: Kuriakh ‛mera. Por que João
teria usado uma expressão jamais encontrada em qualquer outro escrito, sagrado
ou profano? Cremos que pelas seguintes razões:
1) Para indicar algo também inédito na história da humanidade: a
ressurreição de Cristo.
2) Para deixar bem claro que se referia ao dia da ressurreição, o domingo,
e não aos eventos escatológicos da segunda vinda de Cristo, a parusia, que
também é chamada “dia do Senhor”, como nestes versículos:
a) “O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes de chegar o
grande e glorioso dia do Senhor” (At 2.20).
b) “... Seja entregue para destruição da carne, para que o espírito seja
salvo no dia do Senhor” (1Co 5.5).
c) “Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o
ladrão de noite” (1Ts 5.2).
d) “Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite” (2Pe 3.10).
Há uma significativa diferença entre a expressão “dia do Senhor”, alusiva
à segunda vinda de Cristo, e a expressão que encontramos escrita em Apocalipse
1.10, “dia do Senhor”, referindo-se ao dia da ressurreição.
Kyriakos é uma forma adjetivada da palavra KurioV (Kýrios – Senhor) e
significa literal e exatamente: “que diz respeito ao Senhor”; “concernente ao
Senhor”; “pertencente ao Senhor”; “senhorial”, ou “dominical”, e não “do
Senhor”, como lemos em algumas das nossas traduções.
A tradução literal de Apocalipse 1.10 seria: “Eu fui arrebatado pelo
espírito no dia senhorial”. Mas este adjetivo, “senhorial”, derivado do termo
“senhor”, raramente é usado. O seu sinônimo é “dominical”, porque o português é
uma língua neolatina. “Senhor”, em latim, é Dominus. Assim, quando dizemos Dom
Pedro II ou Dom Evaristo Arns, estamos abreviando a palavra Dominus, para
dizer: Senhor Pedro II, Senhor Evaristo Arns. O mesmo processo etimológico
acontece com o adjetivo “popular”. Quando algo pertence ao povo, não dizemos
“povoal”, mas “popular”, porque, em latim, populus, significa “povo”.
Acertadamente, Jerônimo verteu Kuriakh ‛mera (kyriake hemera) para a
Vulgata Latina como Dominica die (“dia dominical”, “domingo”) e não como dia
domini (“dia do Senhor”). Veja:
“Fui in spiritu in dominica die et audivi post me vocem magnam tamquam
tubae”(Ap 2.10).
Daí, a clássica versão de Antônio Pereira de Figueiredo traduzir: “Eu fui
arrebatado em espírito hum dia de domingo, e ouvi por detrás de mim huma grande
voz, como de trombeta” (1819).
Resgatando verdades históricas
Documentos escritos nos três primeiros séculos, muito antes de Constantino
existir (280-337), adotaram e conservam, todos eles, a mesma expressão
concebida pelo apóstolo João para referir-se ao glorioso dia da ressurreição de
Jesus Cristo.
Século 1º: O ensino dos apóstolos
Possivelmente, contemporâneo do Apocalipse: “E no dia do Senhor Kyriake
hemera, congregai-vos para partir o pão e dai graças”.
Século 2º : Escritos de Melito de Sardes
Nestes escritos, há um tratado sobre a adoração no domingo, intitulado:
peri kyriakes (acerca do dia dominical), “dia do Senhor”, isto é, “domingo”.
Ano 115: Epístola de Inácio aos magnesianos
“Porque se no dia de hoje vivermos segundo a maneira do judaísmo,
confessamos que não temos recebido a graça [...] Assim pois, os que haviam
andado em práticas antigas alcançaram uma nova esperança, já sem observar os
sábados, porém modelando suas vidas segundo o ‘dia do Senhor’ (Kyriaken
zontes)”.
Ano 130: O “evangelho de Pedro”
É um documento histórico comprovadamente escrito no princípio do século
2o, e também se refere ao dia da ressurreição usando o mesmo adjetivo kyriakes,
que, na edição de Jorge Luís Borges, é traduzido corretamente por “domingo”.
Ano 132, ou antes: Epístola de Barnabé
“Portanto, também nós guardamos o oitavo dia ( Kyriake hemera, ‘domingo’)
para nos alegrarmos em que também Jesus se levantou dentre os mortos e, havendo
sido manifestado, ascendeu aos céus”.
150—168: Justino Mártir, Eusébio, Clemente de Alexandria
Escritores dos séculos 2º e 3º, todos eles também adotaram o Kyriake
hemera criado por João para o “dia da ressurreição”, vertido para o latim como
Domínica die (“dia dominical”) e passado para o português como “domingo”!
A singularidade do nome domingo
“E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana...” (Mc
16.9).
Alguns alegam que a palavra “domingo” não consta na Bíblia. É verdade. Não
encontramos nos textos originais a palavra portuguesa “domingo”, como também
não encontramos as palavras: Deus, casa, livro, amor ou sábado, mas, sim, as
suas correspondentes nas línguas hebraica, aramaica ou grega.
Domingo é a tradução literal da expressão criada pelo apóstolo João:
Kuriakh ‛mera (kyriake hemera), vertida para o latim como Domínica die e
corretamente traduzida em todas as versões da Vulgata para as línguas
neolatinas como dominu lui, domingo, mingo, domenica, dimanche, e outros nomes
semelhantes no galego, no provençal, no franco-provençal, no romeno, no
reto-romano, no sardo e no dalmático, faladas por mais de 400.000 000 de
pessoas!
As seguintes traduções: de Antônio Pereira de Figueiredo, do Centro
Bíblico Católico, dos Monges de Maredsous, de João José Pedreira de Castro, do
dr. José Basílio Pereira, do Mons. Vicente Zioni e Matos Soares, bem como
qualquer outra versão do Novo Testamento para o português ou para o espanhol,
feita da Vulgata Latina, trazem em Apocalipse 1.10 a palavra “domingo”.
Domingo não é um nome importado do paganismo, como saturday (“dia de
Saturno”), nem do judaísmo, como shabath (“descanso”).
Domingo não é dia comemorativo da criação do mundo nem da libertação do
povo de Israel, tampouco dia de descanso, pasmaceira, televisão, futebol,
pescarias, clubes ou jogatina.
Domingo é dia de oração, de adoração, dia de cultuarmos a Deus, dia de
atividade espiritual, como evangelismo, visita aos necessitados, aos
encarcerados ou enfermos!
Domingo é o nome de um dia exclusivo do cristianismo, criado por João para
caracterizar e distinguir o dia da vitória de Jesus sobre a morte, consumando a
libertação de toda a humanidade.
Domingo é o dia aclamado por Davi, em sua jubilosa profecia sobre o dia da
ressurreição: “Esta é a porta do SENHOR, pela qual os justos entrarão.
Louvar-te-ei, pois me escutaste, e te fizeste a minha salvação. A pedra que os
edificadores rejeitaram tornou-se a cabeça da esquina. Da parte do SENHOR se
fez isto; maravilhoso é aos nossos olhos. Este é o dia que fez o SENHOR;
regozijemo-nos, e alegremo-nos nele” (Sl 118.20-24).
Observemos a exatidão do cumprimento de cada sentença, de cada afirmação,
de cada palavra desta impressionante profecia escrita por volta de mil anos
antes de Jesus nascer.
Esta é a porta
“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e
sairá, e achará pastagens” (Jo 10.9).
“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso
Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1).
“Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito” (Ef 2.18).
A pedra
“Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi
posta por cabeça de esquina” (At 4.11).
Os edificadores rejeitaram
“Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores
rejeitaram, essa foi posta por cabeça do ângulo; pelo Senhor foi feito isto, e
é maravilhoso aos nossos olhos? Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos
será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos” (Mt 21.42,43).
Da parte do Senhor se fez isto
“O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes,
suspendendo-o no madeiro” (At 5.30).
Maravilhoso é aos nossos olhos
“Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era
possível que fosse retido por ela” (At 2.24).
Este é o dia que fez o SENHOR
“E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria
Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro” (Mt 28.1).
“E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer
do sol” (Mt 16.2).
“E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro,
levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas” (Lc
24.1).
“E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada,
sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro” (Jo 20.1).
“Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as
portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou
Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco” (Jo 20.19).
“E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o
pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a
prática até a meia-noite” (At 20.7).
“No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder
ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando
eu chegar (1Co 16.2).
Regozijemo-nos, e alegremo-nos nele
“Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos
verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará”
(Jo 16.22).
“Regozijai-vos sempre” (1Ts 5.16).
“Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos” (Fp 4.4).
Notas:
Enciclopédia Encarta 99. 1993-1998 Microsoft Corporation, sobre o verbete:
domingo.
Patrísticos. Escritos dos proeminentes líderes cristãos dos primeiros
séculos, também chamados “pais da Igreja”.
Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia. Editora e distribuidora
Candeia, 1991, vol. 2, p. 213.
HENRY Mattthew. Comentário Bíblico. Editorial Clie (Barcelona),1999,
p.1924-c
PETTINGILL William D.D. Bible
Questions Answered, p.177. “The first day of the week is doubtless ‘the Lord’s
day’ refereed to in Ap 1.10”. Zondervan
Publishing House, Ninth Printing, Michigan, 1974.
ELWELL A. Walter. Enciclopédia Histórica Teológica da Igreja Cristã. Soc.
Religiosa Edições Vida Nova, 1988.
Septuaginta, Versão dos LXX, ou Alexandrina, é uma tradução do Antigo Testamento
hebraico para o grego feita em Alexandria, a mando de Ptolomeu II (Filadelfo)
(284-247 a.C.). Alguns livros não pertencentes ao cânon judaico foram incluídos
nessa versão: (Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, I e II Macabeus,
e acréscimos aos livros de Ester e Daniel). Jerônimo verteu para a Vulgata
Latina, explicando que tais livros não pertenciam às Escrituras Sagradas
judaicas. Mas o Concílio de Trento, em 1548, os anexou ao Antigo Testamento,
classificando-os como “Deuterocanônicos”. Para os judeus, e para os
evangélicos, porém, continuam sendo “apócrifos”, úteis apenas como subsídios ao
estudo da história e da cultura judaica, mas sem a autoridade dos livros
canônicos, inspirados por Deus.
IUXTA VULGATAM VERSIONEM Robertus Weber, Editio Altera Emendata,
Stuttgart,1975.
Primeira edição completa da Bíblia Católica. Lisboa, MDCCC XVIIII. Na
Officina da Acad. R. das Sciencias com licença da Meza do Desembargo do paço e
privilégio.
(Didaché Ton Apostollon). O Ensino dos Apóstolos, XIV. Libros Clie.
Barcelona, Espanha.
R.N.Chaplin & J.M. Bentes. Enciclopédia de Bíblia Teologia e
Filosofia. 1991, vol. 2, p.213.
IGNÁCIO. (Pros tous magnesiai). Aos magnesianos IX.
Evangelios Apócrifos. Vol. 1, p.323-5. Hyspamérica ediciones S.A.Santiago,
12. 28013 Madrid, 1985.
Epístola de Barnabé, 15. LIGHTFOOT, J. B. Los Padres Apostólicos, p.
299-301- Libros Clie. Barcelona, Espanha.
R.N.Chaplin & J.M. Bentes. Enciclopédia de Bíblia Teologia e
Filosofia. 1991, vol. 2, p. 214.
NINGUÉM VOS JULGUE PELOS SÁBADOS!
Mandaram-me, pelo correio, um livrete com o título “Qual o verdadeiro dia de
repouso?”. De autoria de Williams Costa Jr. e Alejandro Bullón, ambos pastores
adventistas, a obra é distribuída pelo curso “Está Escrito”, da referida seita.
O texto é composto de perguntas e respostas.
Acredito que esse material me foi enviado por alguém que conhece a minha
posição com relação aos ensinos adventistas sobre a guarda do sábado, posição
essa exposta ao longo dos anos aqui mesmo em Defesa da Fé, e também em
programas de rádios e seminários, entre outros eventos. Tanto é assim que fui
até mesmo citado pelos autores no livrete, o que me motivou ainda mais a me
pronunciar. Aproveito a oportunidade também para responder, de uma só vez, às
cartas e aos telefonemas, que não são poucos, que chegam, por parte dos
adventistas, ao ICP. Dessa forma, eles me criticam e instigam a replicar seus
argumentos sabatistas ardilosos e polêmicos. Alguns desses argumentos são, de
certa forma, infantis, como se vê na página 12 do livro em referência. Vejamos:
– Wiams, você fala inglês, como se diz domingo em inglês? – pergunta Bullón.
– Sunday – responde Costa Júnior.
– E o que quer dizer Sunday? – Bullón novamente.
– O dia do sol. E não é somente em inglês, em alemão também. Eu não falo
alemão, mas em algumas línguas o domingo significa o dia do sol – finaliza
Costa.
Qualquer criança que estuda inglês sabe que a palavra para sábado nessa língua
é saturday. Se perguntarmos a essa mesma criança qual o significado do termo
saturday ela responderá “o dia de Saturno”. Quem era Saturno? Um deus pagão, do
qual vem o vocábulo saturnais, que indica uma festa realizada com
licenciosidade e baixeza moral.
Mas o adventista dá valor apenas ao argumento sobre a palavra sunday, mesmo
sabendo que todos os dias da semana eram conhecidos por nomes de deuses ou
planetas: o Sol (domingo), a Lua (segunda-feira), Marte (terça-feira), Mercúrio
(quarta-feira), Júpiter (quinta-feira), Vênus (sexta-feira) e Saturno (sábado).
Para um líder espiritual de uma igreja que se vangloria por conhecer
profundamente a Bíblia (o que não é verdade, pois os adventistas baseiam seus
ensinos nas visões e revelações de Ellen Gould White), esse argumento infantil
tem validade.
Embora os adventistas queiram ser reconhecidos como evangélicos, na verdade são
sabatólatras. São sucessores dos fariseus dos dias de Jesus, que levaram o
Mestre à morte por causa de duas acusações. A primeira delas era porque o
Salvador não guardava o sábado. A segunda, porque Jesus se declarava Filho de
Deus, com natureza igual à de Deus. Isso era caso gravíssimo para os judeus.
Imperdoável mesmo! Por isso, pois, os judeus “Ainda mais procuravam matá-lo,
porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que deus era seu próprio
Pai, fazendo-se igual a Deus”(Jo 5.17-18).
Através de um exame, ainda que superficial, do livro “Qual o verdadeiro dia de
repouso?”, percebe-se facilmente que faltou seriedade intelectual aos seus
autores. Não é possível que alguém se proponha a defender o sábado como sendo o
verdadeiro dia de repouso e, propositadamente, ao citar as Escrituras como
prova da sua validade, omita a palavra sábado (no plural, sábados) de
Colossenses 2.16. Pois é justamente dessa forma que o senhor Bullón age.
Vejamos o diálogo entre ele e o pastor Costa Júnior:
Pastor COSTA JÚNIOR – (referindo-se aos crentes que costumam dizer)... “eu sou
cristão, sou seguidor de Jesus e guardo o domingo. E uma das razões pelas quais
eu guardo o domingo é porque Jesus foi perfeito. Ele cumpriu a Lei e Ele pregou
a Lei na cruz. Pastor Bullón, há necessidade de continuar guardando a Lei,
apesar de Jesus ter feito seu sacrifício na cruz?”
Pastor BULLÓN – “Muitos cristãos acham que depois da morte de Cristo já não se
deve guardar mais o sábado porque Cristo cravou na cruz os mandamentos de Deus.
Em primeiro lugar, não há base bíblica dizendo que Jesus cravou os mandamentos
de Deus. Jesus cravou na cruz todas as festas do povo de Israel, que apontavam
para a sua vinda, como o sacrifício do cordeiro e a circuncisão. Muitas das
festas, cerimônias e leis cerimoniais do povo de Israel tinham como objetivo
anunciar que Jesus viria para morrer na cruz do Calvário pelos nossos pecados.
Agora, uma vez que Jesus veio, para que sair sacrificando cordeirinhos se o
Cordeiro de Deus já fora sacrificado? A circuncisão, as festas, as luas novas,
as festas religiosas de Israel, tudo isto chegou ao fim porque, isto sim, Jesus
cravou na cruz do Calvário” (p. 4).
Todos sabemos que a honestidade é fundamental quando se trata de refutar
doutrinas bíblicas. Pergunto: por que foi omitida propositadamente a palavra
“sábados” de Colossenses 2.16? Vimos que os autores falaram das festas, das
luas novas, mas omitiram a palavra “sábados”. Por que fizeram isso?
Vejamos o que de fato foi cravado na cruz (o que é reconhecido pelos próprios
adventistas): “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por
causa dos dias de festa, ou da luz nova, ou dos sábados, que são sombras das
coisas futuras, mas o corpo é de Cristo” (Cl 2.16-17). Como podemos ver, à luz
da Palavra de Deus, não foram apenas os dias de festas, as luas novas cravados
na cruz, mas também os sábados. E devemos saber que esses sábados não são os
sábados anuais, porque os chamados sábados anuais ou cerimoniais são
identificados no texto em pauta pela expressão dias de festas.
Razões que indicam que os
sábados de Cl 2.16 são semanais
Diante da clareza de Cl 2.16-17, os adventistas do sétimo dia costumam refutar
essa posição alegando que a palavra sábados não se refere ao sábado semanal,
mas aos cerimoniais ou anuais, conforme mencionados em Lv 23.1-39.
Essa afirmação, no entanto, não é correta, e por três razões:
A - Os sábados anuais ou cerimoniais eram chamados de festas, e eles já estão
incluídos na frase dias de festa, em Cl 2.16. Esses dias de festa ou sábados
anuais eram designados como tais. A saber:
1 Festa da Páscoa - Lv 23.5,7;
2 Festa dos Asmos - Lv 23.8;
3 Festa de Pentecostes - Lv 23.15-16;
4 Festa das Trombetas - Lv 23.23-25;
5 Festa da Expiação - Lv 23.26,32;
6 Festa dos Tabernáculos - 1º dia de festa;
7 Festa dos Tabernáculos - último dia de festa - Lv 23.34,36.
Em Levíticos 23.37, lemos: “Estas são as solenidades do SENHOR, que apregoareis
para santas convocações...”. Na seqüência do texto, mas precisamente no v. 38,
os sábados são, propositadamente, excluídos. Vejamos: “Estas ofertas são além
dos sábados do Senhor, além dos vossos dons, além de todos os vossos votos, e
além de todas as vossas ofertas voluntárias que dareis ao Senhor”.
Assim, os chamados sábados anuais estão incluídos nos dias de festas, o que
mostra, distintamente, que os sábados semanais, conforme indicados por Paulo em
Cl 2.16, não constam dessa relação: “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer,
ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da luz nova, ou dos sábados,
que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo”.
B - A fórmula dias de festa, luas novas e sábados serve para indicar os dias
sagrados anuais, mensais e semanais:
1º Exemplo:
– Em Números 28 encontramos os holocaustos para os sábados (semanais), para as
luas novas (mensais) e para os dias de festa (anuais) nos seguintes versículos:
“... no dia de sábado dois cordeiros de um ano, sem mancha... Holocausto é do
sábado em cada semana...” (vv. 9,10). “E as suas libações serão a metade dum him
de vinho para um bezerro... este é o holocausto da lua nova de cada mês,
segundo os meses do ano” (v. 14). “Porém no mês primeiro, aos catorze dias do
mês, é a páscoa do Senhor; e aos quinze dias do mesmo mês haverá festa; sete
dias se comerão pães asmos” (vv. 16,17).
2º Exemplo:
– Em 1 Crônicas 23.31, lemos: “E para cada oferecimento dos holocautos do
Senhos, nos sábados, nas luas novas e nas solenidades por conta, segundo o seu
costume, continuamente”. O significado de cada período: “nos sábados” (cada
semana), “nas luas novas” (cada mês) e “nas solenidades” (cada ano).
3º Exemplo:
– Em 2 Crônicas 2.4 está escrito: “Eis que estou para edificar uma casa ao nome
do Senhor meu Deus, para lhe consagrar, para queimar perante ele incenso
aromático, e para o pão contínuo da proposição, e para os holocaustos da manhã
e da tarde, nos sábados e nas luas novas e nas festividades do Senhor nosso
Deus...”. O significado de cada período: “da manhã e da tarde” (cada dia), “nos
sábados” (cada semana), “nas luas novas” (cada mês) e “nas festividades” (cada
ano).
4º Exemplo:
– Em 2 Crônicas 8.13, registra-se: “E isto segundo o dever de cada dia,
oferecendo segundo o preceito de Moisés, nos sábados e nas luas novas, e nas
solenidades, três vezes no ano”. O significado dos períodos: “nos sábados”
(cada semana), “nas luas novas” (cada mês) e “nas solenidades” (cada ano).
5º Exemplo:
– Em 2 Crônicas 31.3, lemos o seguinte: “Também estabeleceu a parte da fazenda
do rei para os holocaustos, para os holocaustos da manhã e da tarde, e para os
holocaustos dos sábados, e das luas novas, e das solenidades, como está escrito
na lei do Senhor”. O significado dos períodos: “da manhã e da tarde” (cada
dia), “nos sábados” (cada semana), “nas luas novas” (cada mês) e “das
solenidades” (cada ano).
6º Exemplo:
– Em Ezequiel 45.17, lemos: “E estarão a cargo do príncipe os holocaustos, e as
ofertas de manjares, e as libações nas festas e nas luas novas, e nos sábados,
em todas as solenidades da casa de Israel”. Significado dos períodos: “nas
festas” (cada ano), “nas luas novas” (cada mês) e “nos sábados” (cada semana).
7º Exemplo:
– Em Oséias 2.11 está escrito: “E farei cessar todo o seu gozo, a suas festas,
as suas luas novas, e os seus sábados, e todas as suas festividades. E,
finalmente, temos Cl 2.16-17: “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo
beber, ou por causa dos dias de festa, ou da luz nova, ou dos sábados, que são
sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo”. O significado dos
períodos desses dois textos é o mesmo dos anteriores.
C- As palavras sábado, sábados e dia de sábado (no singular ou no plural)
ocorrem sessenta vezes no Novo Testamento. Mas os adventistas do sétimo dia
reconhecem que apenas 59 dos casos se referem ao sábado semanal. Negam
justamente o texto de Cl 2.16. Dizem eles: “Os termos sábado, sábados e dia de
sábado ocorrem sessenta vezes no Novo Testamento e em cada caso, exceto um,
refere-se ao sétimo dia. Colossenses 2.16,17 faz referência aos sábados anuais
relacionados com as três festas anuais observadas por Israel antes do primeiro
advento de Cristo” (Estudos bíblicos, p. 378, CPB).
Se perguntarmos aos adventistas qual o sentido da palavra sábados em qualquer
passagem do Novo Testamento em que ela aparece, a resposta será sempre a mesma:
sábado semanal. A única exceção é Colossenses 2.16. Por quê? Porque teriam de
reconhecer a procedência da nossa declaração de que, segundo essa referência
bíblica, o sábado semanal deixou de ser uma obrigação para os cristãos.
Repetindo: se dermos à palavra sábados, em Cl 2.16, o sentido semanal teremos
em favor da nossa interpretação 59 referências reconhecidas por eles. Mas, ao
darem à palavra sábados, em Cl 2.16, o sentido de sábados anuais ou
cerimoniais, eles não têm nenhuma referência que apoie sua interpretação. Por
isso argumentam dessa forma. Caso contrário, teriam de reconhecer que o sábado
foi abolido na cruz: “Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele
que crê” (Rm 10.4).
“Meus sábados e seus
sábados”
Os adventistas do sétimo dia dizem que a expressão meus sábados indica a
distinção entre os sábados semanais e os sábados cerimoniais. Mas isso não é
bíblico. As duas expressões são utilizadas para indicar os mesmos sábados - os
semanais. São de Deus - meus sábados - porque foram dados por Ele. E são dos
judeus - seus sábados - porque foram dados para eles.
Vejamos a aplicação dos pronomes meus e seus na Bíblia:
A - O Templo - Is 56.7 comparado com Mt 23.38 (minha casa, vossa casa);
B - O mesmo Deus indicado por meu Deus e vosso Deus - Jo 20.17
C - Os mesmos sacrifícios e holocaustos são chamados de meus e vossos em Nm
28.2. Comparar com Dt 12.6.
Resposta às outras
citações bíblicas
Pastor COSTA JÚNIOR – Pastor, qual é o fundamento bíblico, que nós temos, para
o verdadeiro dia de guarda? Qual o verdadeiro dia de repouso?
Pastor BULLÓN – Teríamos de ir, para esta resposta, ao início da criação deste
mundo. No capítulo 2 do livro de Gênesis, versículos de 1 a 3, diz assim:
“Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E,
havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito. E abençoou
Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que,
como Criador, fizera”.
Se o sábado semanal deve ser o dia de repouso, por que então Deus trabalhou
nele? O texto é claro: “E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que
tinha feito”. Deus não terminou sua obra da criação no sexto dia e descansou no
sétimo. Ele trabalhou no sétimo dia, e descansou no mesmo dia em que concluiu a
obra da criação.
Ora, se se invoca o descanso de Deus para impingir-se a guarda desse dia como
sendo o dia de repouso, como admitir que Deus trabalhou justamente nesse dia? E
se Ele trabalhou para concluir a obra da criação, então não é pecado trabalhar
nesse dia seguindo o exemplo de Deus! O senhor Bullón declara: “Você sabe que
Deus não se cansa, nem se fadiga. Portanto, se Ele descansou no sábado não era
porque estava cansado”. Seguindo esse raciocínio de Bullón, o registro bíblico
merece correção, porque está declarando algo que não é verdade.
Devemos ver uma coisa, se o senhor Bullón queria apenas indicar com isso que o
sétimo dia deveria ser de descanso universal, surge então uma pergunta: “Todos
os homens da terra têm o dia sétimo, ao mesmo tempo, como dia de repouso,
inclusive o próprio Deus? Diz a Bíblia que o sábado deveria ser guardado a
partir do pôr-do-sol de sexta-feira até o pôr-do-sol do sábado (Lv 23.32).
Logo, os habitantes da terra teriam de guardar o mesmo período. Mas, quando são
6 horas da manhã de sábado aqui no Brasil, no Japão são 6 horas da tarde. E
isto significa que, quando os guardadores do sábado aqui se levantam para
guardá-lo, os seus irmãos japoneses o acabaram de guardar. E quando os
brasileiros começarem a guardar o sábado, seus irmãos na Califórnia, USA,
trabalharão ainda durante cinco horas antes de começarem a guardá-lo. Qual dos
grupos de guardadores do sábado estarão realmente observando o período de tempo
que Deus descansou ao concluir a obra da criação?
Os adventistas guardam
realmente o sábado?
Dentro das exigências da lei estava a proibição de acender fogo no dia de
sábado: “Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado”
(Êx 35.3). Isso significa que é proibido acender qualquer tipo de fogo, seja um
fósforo ou um fogão a gás. Implica também na proibição de andar de carro movido
a combustão. Os judeus radicados no Brasil, notadamente os de São Paulo, onde
se localiza a maioria deles, vão à sinagoga a pé no dia de sábado, e não de
carro, respeitando as observâncias com relação a esse dia.
Caro leitor, pergunte ao primeiro adventista que lhe falar sobre a
obrigatoriedade da guarda do sábado se ele acende fogo nesse dia? Observe como
ele titubeia e não sabe como responder! Falta-lhe coragem para admitir que sim.
Paulo declarou: “Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da
maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas
as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. E é evidente que
pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé”
(Gl 3.10-11). Assim, os adventistas estão sob a maldição da própria lei que
pretendem guardar. Pior, agem como os fariseus, que punham fardos pesados sobre
os ombros do povo e eles mesmos não tocavam nem com a mão. Mas Jesus os
denunciou: “Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos
ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los” (Mt 23.4). O
mesmo disse Pedro: “Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz
dos discípulos um jugo quem nem nossos pais nem nós pudemos suportar? Mas
cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também”
(At 15.10,11). E Paulo reitera a impossibilidade da guarda da lei, que não era
completa apenas com os dez mandamentos.
O que abrangia o livro da lei? Nada menos do que 613 mandamentos, mas os
adventistas resolveram criar apenas duas leis. Uma delas denominaram como Lei
Moral, os dez mandamentos, e o restante como Lei de Moisés, cancelada na cruz.
Fácil, não? Baseados em quê fizeram essa distinção de leis? Tem apoio bíblico?
Onde aparecem na Bíblia expressões como Lei Moral e Lei Cerimonial? Por isso
confessam: “Seria útil classificarmos as leis do Velho Testamento em várias
categorias: 1. Lei moral; 2. Lei Cerimonial; 3. Lei Civil, 4. Estatutos e
Juízos; 5. Leis de saúde. Esta classificação é, em parte, artificial” (Lições
da Escola Sabatina, Lição n. 2, p. 18, de 8-1-1980).
Pastor BULLÓN – Então, como eu posso saber, pela Bíblia, que depois da morte de
Cristo, os seus discípulos ainda continuaram guardando o sábado? Muito simples:
em S. Lucas, capítulo 23, a partir do versículo 50, está relatado como José de
Arimatéia foi reclamar o corpo de Cristo. Cristo já estava morto. Dentre as
pessoas havia algumas mulheres. “Era o dia da preparação, e começava o sábado.
As mulheres que tinham vindo da Galiléia com Jesus, seguindo, viram o túmulo e
como o corpo fora ali depositado. Então, se retiraram para preparar aromas e
bálsamos. E, no sábado, descansaram, segundo o mandamentos” (Lc 23.54-56). Ou
seja, Jesus já havia morrido, e no sábado, o primeiro sábado após a morte de
Cristo, as mulheres ainda continuaram guardando o mandamento do sábado.
Ora, se os próprios sabatistas reconhecem que o nosso argumento para a guarda
do primeiro dia da semana, como dia do Senhor (Ap 1.10), é decorrente da
ressurreição de Jesus, ocorrida no primeiro dia da semana (Lc 24.1-3), e o
texto de Lc 23.54-55 se refere ao descanso das mulheres no sábado antes da
ressurreição, que valor tem o exemplo dessas piedosas mulheres judias para nós,
cristãos?
Pastor BULLÓN – A Bíblia está cheia de referências de que Jesus guardou o
sábado quando viveu nesta terra. E quem quer ser cristão, quer seguir a Jesus.
Porque cristão é aquele que faz o que Jesus fez.
Jesus guardou o sábado porque era judeu e nasceu sob a lei (Gl 4.4), portanto
obedeceu todas as leis do Antigo Concerto. Como exemplo de cidadão judeu, Ele
foi circuncidado, ordenou a entrega de oferendas ao sacerdote pela purificação,
guardou a festa da Páscoa, etc (Lc 2.21-24; 5.12-14; Mt 26.18,19). Mas, quando
morreu, Ele inaugurou uma nova aliança e revogou a velha (Jo 19.30; Mt 27.51).
“Mas, antes que a fé viesse estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados
para aquela fé que se havia de manifestar. De maneira que a lei nos serviu de
aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas,
depois que veio a fé, já não estamos debaixo do aio” (Gl 3. 23-25).
Se o fato de Jesus ter guardado a Páscoa não prova que também devemos
guardá-la, ou se o fato de Ele ter-se circuncidado não recomenda que também
devemos nos circuncidar, do mesmo modo não devemos também guardar o sábado por
que Ele o guardou.
A natureza dos
mandamentos de Jesus
A que Jesus se referia quando falava de seus mandamentos? Os adventistas
associam a palavra ‘mandamentos’ no Novo Testamento aos dez mandamentos. Mas
esse modo de pensar não é correto. Jesus foi bem específico quando falou de
seus mandamentos.
Vejamos a que Jesus se referia quando falava de mandamentos:
- “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a
vós, que também vós uns aos outros vos ameis” (Jo 13.34);
- “O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos
amei” ( Jo 15.12);
- “O seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e
nos amemos uns aos outros, segundo seu mandamento” (1Jo 3.23);
- “E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também seu irmão”
(1Jo 4.21);
- “E agora, senhora, rogo-te, não como escrevendo-te um novo mandamento, mas
aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos uns aos outros” (2Jo
5).
O leitor pode perceber que em nenhum dos textos acima se fala na guarda do
sábado.
O Novo Testamento não repete
os dez mandamentos
Não há dúvida de que o Novo Testamento cita mandamentos do Velho Testamento.
Fala de toda a Lei de Moisés, mas não repete o quarto mandamento em nenhum
lugar. Façamos uma comparação dos dez mandamentos dentro do Novo Testamento:
VELHO TESTAMENTO
1º mandamento - Êx 20.2,3
2º mandamento - Êx 20.4-6
3º mandamento - Êx 20.7
4º mandamento - Êx 20.8-11
5º mandamento - Êx 20.12
6º mandamento - Êx 20.13
7º mandamento - Êx 20.14
8º mandamento - Êx 20.15
9º mandamento - Êx 20.16
10º mandamento - Êx 20.17
NOVO TESTAMENTO
1º At 14.15
2º 1Jo 5.21
3º Tg 5.12
4º Não existe
5º Ef 6.1-3
6º Rm 13.9
7º 1Co 6.9,10
8º Ef 4.28
9º Cl 3.9
10º Ef 5.3
Pastor BULLÓN – Mesmo São Paulo, que não foi discípulo de Jesus, pois São Paulo
se converteu depois, ou seja, já se havia passado anos e São Paulo disse que
quando chegou a Corinto foi, aos sábados, à sinagoga: “E todos os sábados
discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos... O texto bíblico
diz: “Todos os sábados discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus como
gregos”. (A citação correta é Atos 18.4, e não Lucas 18.4, como indicado no
livrete). E os gregos não guardavam o sábado, portanto Paulo não ia por causa
dos judeus, ele ia porque reconhecia que o sábado era o dia do Senhor.
O sábado era o dia quando pessoas se juntavam na sinagoga para adoração dentro
do culto judaico. A maioria dos participantes era judeu. Os gregos compareciam
em menor número. Paulo aproveitou essas oportunidades para ensinar que Jesus
era o Cristo prometido nas Escrituras do Velho Testamento, procurando ganhar
aquelas pessoas para Jesus Cristo. E fez de tudo para conseguir seu objetivo:
“Fiz-me como judeu para com os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão
debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão
debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (Não
estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os
que estão sem lei Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar
alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante
dele” (1Co 9.19-23).
Foi dessa forma que circuncidou Timóteo (At 16.3) e declarou que a circuncisão
nada vale (Gl 5.2; 6.15); observou o Pentecostes (At 20.16); tosquiou a cabeça
(At 18.18); e fez ofertas segundo a lei (At 21.20-26). Sua explicação para a
observância de todas essas práticas judaicas está no desejo que tinha de ganhar
os judeus e os gregos para Cristo. Será que os adventistas circuncidam pessoas
como Paulo o fazia? Observam o Pentecostes? Tosquiam suas cabeças? Fazem
ofertas segundo a lei? Que parcialidade dos adventistas: só se lembram do
sábado! É muito sectarismo da parte deles!
Outra declaração absurda é a que diz que Paulo “não ia por causa dos judeus,
ele ia porque reconhecia que o sábado era o dia do Senhor”. Interessante! Paulo
escreveu treze cartas, e se considerarmos Hebreus como sendo de sua autoria,
teremos quatorze. Será que Paulo se esqueceu de dizer isso em suas epístolas:
que o sábado era o dia do Senhor? Quanto à observância do sábado, Paulo
declarou: “Guardais dias (sábados) e meses, (luas novas), e tempos, e anos
(festas anuais). Receio de vós que não haja trabalho em vão para convosco” (Gl
4.10-11). A preocupação de Paulo era com o fato de os gálatas estarem se
voltando para o judaísmo.
Pastor COSTA JÚNIOR – Existe um fundamento bíblico para nós guardarmos outro
dia que não o sábado, seja qual for a razão?
Pastor BULLÓN –Existe aqui uma declaração, que eu vou ler, no livro de Hebreus,
capítulo 4, versículos 4,5 e 9, que diz assim: “Porque, em certo lugar, assim
disse, no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as
obras que fizera. E novamente, no mesmo lugar: Não entrarão no meu descanso...
Portanto, resta um repouso para o povo de Deus”. Isto quer dizer que, para a
Igreja de Deus dos nossos dias, continua um dia de repouso (p. 7).
É evidente que o repouso de que se trata aqui nada tem a ver com o repouso do
sétimo dia indicado no quarto mandamento, senão o repouso de uma de fé em Deus.
A idéia central do texto é:
A - Deus repousou depois de haver criado o mundo;
B - Os profetas falaram de antemão de um outro dia (Sl118.24), em vez do
sétimo, para comemorar o repouso maior que se seguiria a uma obra maior do que
a criação;
C - A este repouso maior, Josué nunca pode guiar o seu povo;
D - Jesus, havendo terminado sua obra de redenção na cruz (Jo 19.30), repousou
Ele mesmo no primeiro dia da semana (Mc 16.9), como Deus havia repousado da
sua;
E - Na cruz foi abolido o sábado (Os 2.11 comparado com Cl 2.14-17);
F - Portanto, em comemoração ao glorioso repouso que se seguiu a uma obra maior
de redenção, resta guardar um descanso para o povo de Deus. Esse descanso
encontramos em Jesus (Mt 11.28-30);
G - Foi necessário esse argumento para mostrar ao judeu, que se gloriava no seu
sábado, que o cristão tem um descanso melhor e superior ao sábado (Ap 1.10, Sl
118.22-24).
Pastor BULLÓN – Porém, na História, descobrimos que houve um imperador romano,
chamado Constantino, que no ano 331 DC definitivamente tornou-se cristão, mas
com uma condição: “Ele disse: eu vou me tornar cristão, mas junto comigo, eu
quero trazer muitas coisas nas quais acredito. E ele guardava o domingo e,
oficialmente, a partir do ano 331 passou-se a guardar o domingo como dia santo.
Mas, este é um legado que vem do paganismo, de Constantino (p. 10).
Se tal absurdo fosse escrito por um adventista leigo, não teríamos dificuldades
em entender a sua falta de conhecimento histórico relativo ao imperador Constantino.
Mas não dá para entender uma pessoa que se intitula escritor e líder de uma
igreja que se vangloria de conhecer a Bíblia jogar, através de um curso
bíblico, esse absurdo na mente do povo, mediante emissoras de rádio e TV, e
ainda se dá ao luxo de publicá-la em livrete e espalhá-la por todo o Brasil.
Essa é uma atitude suspeita e vergonhosa. Quando foi que o imperador
Constantino condicionou sua adesão ao cristianismo à exigência de trazer para o
“arraial cristão” aquilo que pertencia ao paganismo? Em que parte da história
isso é mencionado? Se o paganismo já guardava o domingo - como afirma o pastor
Bullón - por que então o decreto de Constantino em 331 DC feito nesse sentido?
Os adventistas raciocinam do mesmo modo que as testemunhas de Jeová fazem em
relação à deidade absoluta de Jesus. As testemunhas de Jeová ensinam, em seus
livros, que a Doutrina da Trindade foi firmada no Concílio de Nicéia, em 325
DC, presidido por Constantino. Se o senhor Bullón admite que a instituição do
primeiro dia da semana como dia do Senhor em memória da ressurreição de Cristo
é de origem pagã porque Constantino decretou esse dia de guarda ao se tornar
cristão, os adventistas deveriam, na verdade, ser chamados de pagãos por
adotarem a doutrina da Trindade em cujo Concílio foi instituída essa doutrina?
Os adventistas concordam com as testemunhas de Jeová que nos acusam de
paganismo por crermos na deidade de Jesus e na doutrina da Trindade?
A instituição do primeiro
dia da semana como dia do senhor
No Salmo 118:22-24, lemos: “A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se
cabeça de esquina. Da parte do Senhor se fez isto: maravilhoso é aos nossos
olhos. Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele”.
Essa passagem foi aplicada por Jesus a si mesmo em Mt 21.42: “Disse-lhes Jesus:
Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, essa foi
posta por cabeça do ângulo; pelo Senhor foi feito isto, e é maravilhoso aos
nossos olhos?”.
Não é algo difícil darmos a interpretação correta dessa referência bíblica. A
pedra rejeitada é Jesus Cristo (At 4.11,12). Ele iniciou seu ministério
reivindicando ser Filho de Deus, igual a Deus (Jo 10.30-33). E, ao ser acusado
de quebrar o sábado (Jo 5.16-18), foi rejeitado e crucificado (Jo 19.1-7). Isto
se deu numa sexta-feira (Mc 15.42-47). Mas a morte não pôde retê-lo e, ao
terceiro dia, ressurgiu dentre os mortos. Esse fato aconteceu no primeiro dia
da semana: “E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana,
apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios”
(Mc 16.9). Outras referências são: Jo 20.1,19,20; Mt 28.18.
Diz a Bíblia sobre o dia da ressurreição de Jesus: “Este é o dia que fez o
Senhor; regozijemo-nos e alegremo-nos nele”. Ao levantar seu Filho dentre os
mortos, fez Deus essa coisa maravilhosa. E essa “coisa maravilhosa” se deu no
primeiro dia da semana.
A expressão ‘dia do
senhor’ de Apocalipse 1.10
O significado da expressão ‘dia do Senhor’ de Ap 1.10 é encontrada em algumas
traduções da Bíblia, como segue:
“Eu fui arrebatado em espírito num dia de domingo...” (Tradução de Antônio
Pereira de Figueiredo)
“Num domingo, caindo em êxtase, ouvi atrás de mim uma voz...” (Edições
Paulinas)
“Um dia de domingo, fui arrebatado em espírito” (tradução de Mattos Soares)
“No dia do Senhor: no domingo” (anotação no rodapé da TLH)
Dizem os líderes da Igreja Adventista do Sétimo Dia, o Remanescente, no seu
livro “Sonhos e visões de Jeanine Sautron”, pp. 384/85, que “Samuel Bacchiocchi
(líder adventista) realiza seminários no ‘Dia do Senhor” referindo-se ao
Domingo. Em seu livro FROM SABBATH TO SUNDAY (Do Sábado Para o Domingo) o ‘dia
do Senhor’ é mencionado como sendo o domingo 51 vezes somente nas primeiras 160
páginas do livro.
Provas adicionais dos
pais da igreja
“Aqueles que estavam presos às velhas coisas vieram a uma novidade de
confiança, não mais guardando o sábado, porém vivendo de acordo com o ‘dia do
Senhor’”. (Inácio, 100 A D).
“No dia chamado domingo há uma reunião num certo lugar de todos os que habitam
nas cidades ou nos campos, e as memórias dos apóstolos e os escritos dos
profetas são lidos” (Justino Mártir 140 A D.).
“Nós guardamos o dia oitavo com alegria, no qual também ressurgiu dos mortos e
tendo aparecido ascendeu ao céu” (Barnabé, 120 A D).
“Num dia, o primeiro da semana, nós nos reunimos” (Bardesanes, 180 A D.).
Como vemos pelos testemunhos dos pais da igreja primitiva e diferentemente do
que afirma o pastor Bullón (p. 9), a igreja cristã não guardava o sábado, mas o
dia glorioso da ressurreição de Jesus.
É como disse o próprio Bullón: Eu acredito que muitos cristãos sinceros
acreditam que porque Jesus ressuscitou no domingo, eles têm de guardar o
domingo. É uma maneira bonita de homenagear a ressurreição de Cristo, e eu
também fico feliz porque Jesus ressuscitou num domingo, mas já pensou se Jesus
tivesse morrido e nunca tivesse ressuscitado, o que seria da cristandade? (p.
8)
Exatamente isso, pastor Bullón! O que seria da cristandade se Jesus não tivesse
ressuscitado? Paulo responde a essa pergunta dizendo simplesmente que não
haveria cristianismo: “E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a vossa fé,...
E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos
pecados” (1Co 15.14,17). Está aí a importância da ressurreição e devemos então
ter presente que os dias são iguais entre si e existem dias mais importantes
uns dos que outros, por causa dos fatos que eles registram. Para um cristão é
mais importante o dia em que Deus terminou a criação do mundo ou o dia da ressurreição
gloriosa de Jesus? A resposta só pode ser uma para um cristão genuíno: o dia da
ressurreição de Jesus. Quanto a esse dia, diz o salmista: “Este é o dia que fez
o Senhor; regozijemo-nos e alegremo-nos nele”.
Pastor COSTA JÚNIOR – Em primeiro lugar, eu gostaria de dizer uma coisa, que
precisa ficar bem clara na nossa mente: ninguém guarda o sábado para salvar-se.
Se você acha que tem de guardar o sábado para se salvar, você está perdido (p.
13)
Ou o pastor Costa está perdido ou a Sra. White. Ela declarou que a guarda do
sábado é fundamental para a salvação. Textualmente ela escreveu: “Santificar o
sábado ao Senhor importa em salvação eterna” (Testemunhos Seletos, vol. III, p.
22 - 2ª edição, 1956).
Um pastor que sai em público fazendo declarações sobre as crenças adventistas
porventura ignora esse ensino de Ellen Gould White? Ou o conhece mas quis
encobri-lo para dar a idéia que não é bem assim como os opositores declaram dos
adventistas: que eles ensinam que a guarda do sábado é fundamental para a
salvação?
Mais uma pergunta: “como os benefícios da morte de Cristo, segundo EGW, no
livro ‘O Grande Conflito’, podem ser aplicados a nós?”. Ela declara: “...Todos
os que verdadeiramente se tenham arrependido do pecado e que pela fé hajam
reclamado o sangue de Cristo, como seu sacrifício expiatório, tiveram o perdão
aposto ao seu nome, nos livros do Céu; tornando-se eles participantes da
justiça de Cristo, e verificando-se estar o seu caráter em harmonia com a lei
de Deus, seus pecados serão riscados e eles próprios havidos por dignos da vida
eterna” (p. 487).
Logo, os crentes adventistas têm pecados perdoados, mas não cancelados. O
cancelamento só se dará se o seu caráter estiver em harmonia com a lei de Deus,
para que sejam dignos da vida eterna. Salvação por fé (Rm 5.1) ou salvação por
obras? “Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo
a graça, mas segundo a dívida. Mas àquele que não pratica, mas crê naquele que
o justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça” (Rm 4.4-5).
Porventura, isso significa que alguém deve ser julgado digno da vida eterna por
estar vivendo em harmonia com a lei de Deus? Ainda EGW declara: “Nunca se deve
ensinar aos que aceitam o Salvador, conquanto sincera sua conversão, que digam
ou sintam que estão salvos. Isto é enganoso” (Parábolas de Jesus, p. 55
FONTE ICP
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