O QUE A BIBLIA DIZ SOBRE CAIR NO ESPIRITO?
Em tempos de aberrações de aberrações teológicas,apologistas e lideres evangélicos demonstram perplexidade diante de desvios doutrinarios.
INTRODUÇÃO
Outras manifestações nada convencionais sacudiram o segmento pentecostal de tempos em tempos.Uma delas era a denominada queda no ESPIRITO,quando o fiel ;durante a oração sofria uma espécie de arrebatamento ;caindo no chão e permanecendo como que em transe.Disseminada a partir do trabalho de pregadores americanos como Benny Hinn e Kathryn Kuhlman;a 'A queda no poder de DEUS' passou a ser largamente praticada como sinal de plenitude e chegou com força no Brasil.A coqueluche tambem passou ;mas ainda hoje diversos ministérios e pregadores fazem do chamado cair no poder elemento importante de sua liturgia.A moda logo foi substituida por outras ,ainda mais bizaras;como"unção do riso"e etc
É disseminada pela igraja comunhão cristã do aeroporto de toronto ;no canada ;a partir de 1993;tais praticas beiravam a histeria coletiva-a certa altura do culto ;diversas pessoas caiam ap chão ;rindo descontroladamente ou emitindo sons estranhos de animais etc.Tudo era atribuido aoa poder do ESPIRITO SANTO.
A chamad "benção de toronto"logo ganhou mundo ;á semelhança das mais varias novidades.Parece que;quanto mais espetacular a manifestação ;mais ele tende a se popularizar;atropelando até mesmo o bom senso.Mas o que para muita gente é ato profético ou manifestação dp poder do SENHOR tambem é visto por teólogos moderados como simples modismo ou-mais sério ainda-desvios doutrinarios.Pior é quando a nova teologia é usada com fins fraudulentos;para arrancar uma oferta a mais ou exercer poder eclesiastico autoritario."a biblia diz claramente que haverá disseminação de heresias nos ultimos dias;e não um grande reavivamento;;como alguns estão anununciando".(fonte rev.cristianismo h.pp.43;junho-julho/2010).
Embora fervoroso pentecostal;Gunnar Vingren não se deixou embair pelo emocionalismo nem pelas aparencias.Ele sabia bem que nem tudo o que é mistico é espiritual ;pode brilhar ;mas não é avivamento.O misticismo manifesta-se tambem em rebeldias e mentiras.Haja vista as seitas proféticas.Teve nosso pioneiro ;como precativo condutor de ovelhas;suficiente dicernimento para não aceitar aquele arremedo de pentecostes.Fosse um desses telólogos que colocam a experiencia acima da biblia sagrada;o pentecostalismo autentico jamais teria saído do nascedouro.
Entre as manifestações presenciais por GUNNAR VINCREN;achava-se o "cair no poder'que já naquela época ;era conhecido tambem como "arrebatamento de espirito".Á primeira vista;imprecionava;fazia espécie.Não resistia;contudo;ao minimo comfronto com as Escrituras;e nada tinha que ver com as experiencias semelhantes que se achavam nas paginas dabiblia.Irreverente e apócrifo ;esse mistissismo não se limitou á geração de Vincren.Continua a assaltar a igreja de Cristo com demonstrações cada vez mais peregrinas e contraditórias.O seu alvo?Levar a confusão ao povo de Deus.No combate a tais coisas;haveremos deser energicos;sabios e convincentes;mas sempre equilibrados.Atravez da biblia;temos a obrigação de mostrar a pureza e a essencia da nossa crença;e a "batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos".
Neste artigo ;detenhamos ao fenomeno do "cair no Espirito".Até que ponto há de ser aceito?Como lhe aferir a legitimidade é realmente indispenssavel ao crescimento da vida/Vejamos ;a seguir ;como esse movimento ganhou notoriedade em nossos dias.
O QUE É O CAIR NO ESPIRITO?
Embora não seja alguma novidade ;o cair no espirito",como vem sendo caraterixado ;começo a ganhar notoriedade a partir de 1994 ,a em uma determinada igreja do aeroporto ,no Canada;passou a ser visitada por milhares de pessoas crentes ,todos á procura de uma benção especial.Ao contrario das demais igrejas pentecostais;que buscam preservar ortodoxia doutrinaria,a igreja do aeroporto ;como hoje é conhecida ;grangeou surpreendentemente notoriedade em virtude das menifestações que acorriam em seus cultos.Dizendo-se cheios do Espirito Santo ;os frequentadores dessa igreja começaram a manifestar-se de maneira estrenha e até exotica.Em dado momento ;todos punham-se a rir de maneira incontrolavel ;alguns chegaram a rolar pelo chão.Justa garaglhada;ou gargalhada santa/outros "caiam no Espirito no corredor tambem.A primeira vista manifestações impressionam apesar de não contarem com o respaldo bilbico.Entretanto;não devemos nos deixar arrastar pelas aparencias;nem pelo exotismo desses fenomenos.Temos de nos posicionar segundo a bilbia que;não obstante os modismos e ondas ;continua a ser a nossa unica regra de fé e conduta á bilbia.
CAIR NO ESPIRITO NA BILBIA
Nas sagradas escrituras ,o cair no Espirito não chega a ser um fenomeno:é mais uma reação reverente diante do sobrenatural.Registra -se apenas ,tanto no antigo testamento,11 casos de pessoas que cairam prostados ,com rosto em terra ,em sinal de adoração a Deus,tais casos não se constituem num histórico :são apisódios isolados .Não tem foro de doutrina ,nem argumentoo para alicerçar um costume ,nem para reinvidicar uma liturgia ;não podem sacramentaralguma pratica.Afinal ,reação é reação ,apesar de semelhantes,diferem entre si.Como hão de fundamentar dogmas de fé?Verefiquemos ,pois ,em que circunstancias deram -se os diversos casos de cair por terra nos relatos bilbicos.
A força de uma visão nitidamente celestial
As visões na bilbia ,tinham uma força imprecionante:agitavam ,enfraqueciam e até deixavam por terra homens santos de DEUS.Que o diga DANIEL.Já encerrando o seu livro ,o profeta Daniel registra esta formidavel experiencia :"fiquei pois,eu só e vi esta grande visão ,e não retive força em mim ;e transmudou-se em mim a minha força alguma .Contudo ,ouvi a voz das suas palavras e ouvindo a voz das suas palavras ,eu cai com rosto em terra ,profundamente adormecido"(dn 10.8-9).
Em sua primeira visão,Ezequiel tambem assusta com que ve(ez 1.28).sem liturgia,ou intervenção humana ,o profeta prosta-se todo ,e quem haveria de se prostar?Mesmo o mais forte dos homens ,não se aguenteria diante de tamanho poder e gloria.Recucurvar-se-ia ;lançar com o rosto em terra.Mais tarde ,encontraremos noutro caso de prostação(ez 3.23).Quem não cairia ante as singularidades da gloria de DEUS?quem a resistiria?.Já no final de seus anos Ezequiel ve-se conStragido a comportar-se de igual maneira(ez 43.3).Nesses casos ,as visões divinas foram tão fortes que levaram tanto Ezequiel como daniel a cairem por terra.Noutras ocasiões ,porem ,a ocorrencia de visãos ,igualmente poderosas ,não provocou alguma prostação .Haja vista o caso de isaias.Embora se mostrasse aterorizado e compungido com a visão do trono divino ,não se menciona ter o profeta caido.Isto significa as experiencias ,embora semelhantemente ,possuem suas particularidades e idiossincrasias ,isto é,cada experiencia ,ou encontro com DEUS,é unica.Seria tolice pretender repiti-la para que sua repetição adquirice foros de doutrina.(notas defesa da fé rev.p.,9 1997 ibid)
O IMPACTO DE UM ENCONTRO COM DEUS
Alem das visões ,certos encontros com Deus no antigo e novo testamento ,levaram á prostação .Menciona-se ,por exemplo ,o que aconteceu com Saulo no caminho de Damasco.O encontro com JESUS foi tão formidavel ,que forçou o implacavel perseguidor a cair por terra ,e a reconhecer a autoridade e a soberania de DEUS ,de JESUS (at 9.4).Como nos casos anteriores ,nada havia sido progamado .Saulo foi levado a curvar-se em virtude da sublimidade do Senhor JESUS.Noutras ocasiões ,porem ,os encontros com DEUS deram-se de maneira suave.A entrevista de Natanael com JESUS é um exemplo bastante tipico dessa suavidade tão divina.Que dizer tambem de gideão com o anjo do Senhor?ou de Jeremias?Este encontro veio na medida certa;veio de acordo com o carater suave e melancólico do profeta.Tivesse ,porem ,Jeremias o temperamento colérico de Paulo,certamente o Senhor teria agido com impacto,para que o vaso fosse quebrado e moldado conforme a sua vontade.Como se ve ,as experinecias variam de acordo com as circunstancias e a personalidade das pessoas envolvidas no plano de DEUS.(notas rev.defesa da fé,p.9,1997).
DIANTE DA AUTORIDADE DO NOME DE CRISTO
A autoridade do nome de CRISTO é mais que suficiente para dizer que todos os joelhos se dobrem diante dele;alias o momento dobrem todos os seres,quer no céu quer na terra,quer todos os seres ,hão de se encurvar diante da infinita grandeza do nome do SENHOR(fp 2.9-10).Na noite de sua paixão ,O SENHOR demonstrou quão grande é sua autoridade(jo 18.6).Ao contrario dos casos anteriores ,nessa passagem ,quem cai por terra são os impios .Recurvam-se estes não em sinal de reverencia a DEUS ,mas em razão da autoridade e soberania irresistivel de CRISTO.Caso semelhante ocorreu com Ananias e Safira.Ambos cairam por terra em decorrencia de sua iniquidade(at 5.3-5).(notas rev.defesa da fé p.10,19997).
Casos como esses não são raros.Em nossos dias ,muitos são os impios que ,por se levantarem contra os escolhidos de DEUS ,caem por,as vezes fulminados.Noutras ocasiões ,prostarem ,o Senhor revelou-se de maneira tão suave,que se fez homem diante dos homens.Que encontro mais suave do que aquele que se apresentou junto ao posso de Jacó?O Senhor revela-se de maneira surprendente afavel á mulher samaritana.E experiencia de nicodemos?ou de Zaqueu?(ibid p.10).
NAS EFUSÕES DO ESPIRITO SANTO DE ATOS DOS APÓSTOLOS HOUVE CASOS DE PROSTRAÇÃO?
Na ansia de justificar o cair por terra que como já dissemos tem de ser visto como episódio e não como histórico ,muitos teólogos chegaram a colocar tal reação como se fora uma da evidencias da plenitude do ESPIRITO SANTO.Que pode haver prostação durante a efusão do ESPIRITO SANTO,não o negamos.Pode haver,mas precisa haver para que se configure o derramamento do ESPIRITO SANTO.A preostação não pode ser vista como evidencia ,mas como uma reação ocasional e esporadica.Nos diversos casos de efusão do ESPIRITO SANTO,nos atos dos apostolos,não se observa algum caso de prostação.No dia de Pentecostes,segundo no-lo notifica o minucioso evangelho Lucas ,estavam todos assentados no cenaculo(at2.2).Na casa de Conélio ,onde o ESPIRITO SANTO foi derramado pele primeira vez sobre os gentios,tambem não se observou o cair por terra(at10.44-47).Entre os discipulos de Efeso tambem não se registrou alguma prostação (19.6).( notas,ibid p.11).
Em todos esses casos ,porem ,a evidencia inicial e fisica do batismo fez-se presente.Conclui-se ,pois que não se deve confundir evidencia com reação.A evidencia é a mesma em todos os que recebem a plenitude do ESPIRITO SANTO.A reação ,todavia ,variade pessoa para pessoa.Mesmo quando o lugar santo tremeu,não se observou caso algum de prostação(at4.31).Poderia ter havido ?sim ,mas não necessariamente.
CONCLUSÕES
Do que até agora vimos do "cair no ESPIRITO"podemos tirar as segiuntes conclusões tendo sempre como base as Sagradas Escrituras:
1°)Não se realçar a experinecia ,nem guindo-la a uma posição superior á Palavra de Deus.Aexperiemcia é importante ,mas varia de pessoa para pessoa ;cada experiencia é uma experiencia ,tem suas prioridade particular.Aexperiencia tem de estar submissa á doutrina ,e não há de modificar ,por mais extraordinaria que seja,nenhum atigo de fé.
2°)O cair por terra não deve ser visto como evidencia da plenitude do ESPIRITO SANTO,nem como sinal de uma vida consagrada.A evidencia do Batismo são as linguas ,e a vida consagrada tem como caracteristica o fruto do ESPIRITO SANTO.O cair por terra pode ser admitido ,no máximo como reação esporadica de alguma visitação dos céus .Se provocar ,ou repetido,deixa de ser reação para se tornar liturgia.
3°)Caso ocorra alguma prostração ,devem se fazer as seguintes perguntas: 1.qual a sua procedencia? 2.teve como objetivo promover o homem ou glorificar a DEUS 3.foi usada para catalisar a atenção dos outros presentes?4.foi provocar por SOPROS,toques ou por algum objeto lançado no auditório?5.houve sugestão coletiva?6.prejudicou a boa ordem e a decencia da igreja?7.conta com o respaldo bilbico suficiente?8.tornou-se o centro do culto?
4°)Devemos estar sempre atentos ,pois o adversario tambem opera sinais espetaculares com o objetivo de enganar os escolhidos(mt 24.24).
5°)Nos diversos exemplos de prostação que fomos buscar na bilbia ,observemos o seguinte:Os personagens que se prostam ;ou foram prostados ,em virtude de alguma experiencia sobrenatural ,cairam para frente ,e não para traz,como está ocorrendo hoje em algumas igrejas.Não era algo progamado ,nem ministro algum os induzia a cair,ou seja ,ninguem precisou soprar neles ou tocar para que caissem.Tais modismos tem levado a irreverencia e a bizarria ente o povo de DEUS.Há alguns que se tornam tão ousados que jogam paletos a fim de provocar prostações coletivas.Isto é um absurdo,é antibiblbico.(notas ibid rev.defesa da fé p.11).
6°)Os casos de prostação narrados no bilbia deram-se em virtude da reverencia e temor que os já personagens sentiram ao presenciar a gloria divina.No novo testamento ,o termo usado para prostação é (pesotes prosekinsam) que no original significa :cair por terra em sinal de devoção.Em apocalipse 5.14,a expressão grega aparece para mostrar os anciões prostrados aos pés do Cristo glorificado.
7°)Voltemos á questão .Pode acontecer prostação numa reunião evangélica?pode ,mas não tem de acontecer necessariamente;pode ,mas não precisa acontecer .nem ser provocada.Caso aconteça ,deve ser encarada como reação e não como fato doutrinario.Jhon e Charles Weslei ,por exemplo ,experimentaram um poderoso avivamento ,mas jamais elevaram suas experiencias á categoria de doutrina.As heresias nascem quando se supervaloriza a experiencia em detrimento da doutrina.Não devemos nos esquecer de que algumas das mais notaveis heresias do seculo passado presente nasceram nos avivamentos.
8°)De forma certa forma ,todo o avivamento provoca extremismos.Cabe-nos ,porem ,buscar o equilibrio á igreja de CRISTO.Era o que ocorria em Corinto.Não resta dúvida de que os irmãos daquela igreja cristã haviam recebido forte visitação dos céus.Tiverem ,todavia ,de ser doutrinados e disciplinados.A esses irmãos escreveu Paulo em (2 cor 14.32-33).
Finalmente ,jamais devemos abandonar a blibia.Enfases ,como o cair no ESPIRITO ,hão de surgir sempre .Não devemos nos impressionar ,vamos tratar com devido equilibrio.Pois o equilibrio biblico e teológico há de manter a igreja de Cristo em permanente avivamento e o verdadeiro avivamento não extingue o ESPIRITO SANTO ,mas sabe como evitar os excessos.(NOTAS IBID P.11)
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