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NEO PENTECOSTAL E FALSAS DOUTRINAS
Raízes
da distorção
Para satisfação de
alguns e espanto da maioria, o movimento da "confissão positiva" tem
se alastrado na comunidade evangélica brasileira nos últimos anos. Conhecido
popularmente como a "teologia da prosperidade", esta corrente doutrinária
ensina que qualquer sofrimento do cristão indica falta de fé. Assim, a marca do
cristão cheio de fé e bem-sucedido é a plena saúde física, emocional e
espiritual, além da prosperidade material. Pobreza e doença são resultados
visíveis do fracasso do cristão que vive em pecado ou que possui fé
insuficiente.
Outros ensinos pouco
ortodoxos caracterizam a confissão positiva, conhecida também como
"evangelho da saúde e da prosperidade'', ' 'palavra da fé'' ou ainda como
"movimento da fé". Seus líderes apregoam que os humanos possuem a
natureza divina, que consultar médicos ou tomar remédios é pouco recomendável
para o cristão, que Jesus foi milionário e que a soberania de Deus é limitada
pela vontade humana.
A confissão positiva
tem causado muita controvérsia e deixado um rastro de tragédias,
desapontamentos e confusão em muitas igrejas de diferentes denominações. Para
surpresa de muitos, as igrejas evangélicas tradicionais estão entre as mais
vulneráveis a este movimento.
Não se pode negar que
o movimento de confissão positiva tem várias coisas a nos ensinar, tais como
orar com fé, orar crendo nas promessas de Deus e ter uma mente positiva,
evitando, assim, atitudes pessimistas, tão comuns em muitas pessoas que se
dizem cristãs. Nestes aspectos, precisamos reconhecer que a confissão positiva
tem algo a nos transmitir e devemos ser humildes o suficiente para receber tais
ensinos. Nossa preocupação é com outros aspectos do movimento abertamente
contrários às Escrituras, com respeito à soberania de Deus, à pessoa e obra de
Jesus Cristo, à natureza do homem, bem como ao resultado, na prática, ao se
abraçar tal ensino.
Uma definição
Antes de prosseguir,
cremos que seria necessário definir o que é este movimento conhecido como
confissão positiva. De acordo com o Dictionary Of Pentecostal And Charismatic
Movements (Dicionário dos Movimentos Pentecostal e Carismático):
Confissão positiva é
um título alternativo para a teologia da fórmula da fé ou doutrina da
prosperidade promulgada por vários televangelistas contemporâneos, sob a
liderança e a inspiração de Essek William Kenyon. A expressão "confissão
positiva" pode ser legitimamente interpretada de várias maneiras. O mais
significativo de tudo é que a expressão "confissão positiva" se refere
literalmente a trazer à existência o que declaramos com nossa boca, uma vez que
a fé é uma confissão.
As origens
A confissão positiva
tem suas origens numa antiga heresia conhecida como gnosticismo. Esta palavra
vem do vocábulo grego gnosis, que significa "conhecimento". Tal
heresia data do primeiro e segundo séculos da era cristã e ensinava que havia
uma verdade especial, mais elevada, acessível somente aos iluminados por Deus.
Os gnósticos acreditavam que na natureza humana há o princípio do dualismo,
isto é, que o espírito e o corpo - duas entidades separadas - são opostos. Para
eles, o pecado habitava somente na carne, tornando-a totalmente má. O corpo
podia fazer tudo o que lhe agradasse, vivendo nos prazeres da carne. O espírito
era totalmente bom. Assim, alguém poderia ter uma vida impura fisicamente e ao
mesmo tempo ser espiritualmente puro. Judith A. Mata declara:
Na virada do século XIX, as seitas gnósticas têm se tornado uma
parte da história religiosa no nosso próprio país. O mormonismo, tornando
homens em deuses, e a Ciência Cristã, com seus métodos de unidade com a Mente
Divina, foram ambos estabelecidos no século passado. A mitologia do mormonismo
e as "leis" da Ciência Cristã são reflexos diretos do pensamento
gnóstico.5 [...] Há seitas gnósticas na nossa sociedade hoje, e o movimento
Palavra da Fé é a mais nova e disfarçada de todas as seitas gnósticas que
apareceram nos últimos dois séculos.
Muitas pessoas no
movimento da confissão positiva consideram Kenneth Hagin como o pai deste
ensino. Paul Crouch, presidente da maior rede evangélica de TV do mundo,
conhecida como Trinity Broadcasting Network (TBN), com sede na Califórnia,
E.U.A., refere-se a Hagin como "papai Hagin". Outros proeminentes
pregadores do evangelho da prosperidade consideram-se de fato discípulos de
Kenneth Hagin. Entretanto, quando se investiga o desenvolvimento histórico do
movimento, chega-se à conclusão de que o verdadeiro pai da confissão positiva é
Essek William Kenyon.
Kenyon nasceu no
condado de Saratoga, Nova York, Estados Unidos, em 1867. Sua conversão deve ter
acontecido quando ele tinha entre 15 e 19 anos de idade. Aos 19 anos, pregou o
seu primeiro sermão numa igreja metodista. Em 1892, mudou-se para Boston, onde
freqüentou várias escolas, entre elas a Faculdade Emerson de Oratória, fundada
por Charles Emerson. É importante saber quem foi Charles Emerson para se
compreender a hermenêutica (ciência que trata da interpretação bíblica) de
Kenyon. Em seu livro A Different Gospel, McConnell comenta que Charles Emerson
foi um colecionador de religiões, um eclético, no sentido mais verdadeiro da
palavra:
Em seus 40 anos de ministério, a teologia de Emerson evoluiu do
congregacionalismo para o universalismo, para o unitarismo, para o
transcendentalismo, para o Novo Pensamento (Nova Idéia), e terminou,
finalmente, nas mais rígidas e dogmáticas de todas as seitas metafísicas, a Ciência
Cristã. Emerson uniu-se à Ciência Cristã em 1903 e nela permaneceu envolvido
até sua morte, em 1908. Sua conversão à Ciência Cristã foi a última progressão
lógica na sua evolução metafísica do ortodoxo para o sectário.
McConnell cita em seu
livro uma declaração de Ern Baxter, que torna patente a influência da Ciência
Cristã sobre Kenyon. Conheci Ern Baxtet pessoalmente nos Estados Unidos e
estudei a Bíblia com ele no primeiro semestre de 1979, em San Diego,
Califórnia. Confesso que fiquei bem impressionado com ele e com seus ensinos e
tive a impressão de que ele realmente amava o Senhor. Não sabia, entretanto, de
seu envolvimento com uma prática nada recomendável sobre o discipulado.
Baxter estava
engajado no Shepherding Movement, movimento que ensinava a necessidade de cada
novo membro no grupo ter um líder espiritual, um discipulador, a quem contaria
todos os seus pecados, fantasias ou qualquer outro problema do passado e do
presente. Chegava-se ao cúmulo de o discipulador poder decidir sobre a carreira,
o curso na faculdade e até sobre com quem o discípulo deveria se casar,
tolhendo, assim, a liberdade cristã do novo membro e assumindo o papel do
Espírito Santo em sua vida.
Ern Baxter, que
conheceu e conviveu com Kenyon, declara que ele sem dúvida foi influenciado por
Mary Baker Eddy, fundadora da seita norte-americana Ciência Cristã. Veja o que
Baxter tem a dizer sobre isto:
Minha razão principal para afirmar isto não se baseia apenas no
que apanhei das coisas metafísicas que ele dizia em nome do cristianismo, mas
também de uma certa tarde em que me fez uma visita, como já fizera em várias
ocasiões. Ele estava sentado lendo, num canto da sala onde eu tinha uma
prateleira com alguns livros, um dos quais era Chave das Escrituras, de Mary
Baker Eddy, que eu tinha para fins de referência, sendo estritamente contra
quase todos os seus pontos de vista. Mas eu o encontrei lendo o livro e sorri
enquanto passava, não querendo interrompê-lo. Voltei uns 30 ou 40 minutos
depois e ele ainda o estava lendo. Então fiz um comentário e ele respondeu,
positivamente, que havia muito que se poderia aproveitar de Mary Baker Eddy.
Aquilo me despertou. Não posso dizer que me surpreendeu, mas me alertou para o
fato de que ele provavelmente não estava formulando suas posições de fé
inteiramente baseado em sola Scriptura, mas foi influenciado pelos metafísicos.
Torna-se necessário
abrir aqui um parêntese para um interessante comentário de Charles Capps, outro
proeminente pregador da Confissão Positiva do Estado de Arkansas. Num de seus
livros ele comenta: “Às vezes, quando começo a ensinar sobre isso, as pessoas
dizem que parece doutrina da Ciência Cristã. Uma senhora cutucou o marido numa
reunião no Texas (minha esposa ouviu) e disse: ' 'Isto parece Ciência Cristã''.
É certo que Kenyon
esteve envolvido com uma variedade de ministérios e atividades durante a sua
vida. Fez reuniões evangelísticas em San José, Oakland e em muitas outras
cidades da Califórnia. Era sempre convidado por Aimee Semple McPherson para
pregar no Angelus Temple, em Los Angeles, sede da denominação da Igreja do
Evangelho Quadrangular. Em 1926, assumiu o pastorado de uma igreja batista
independente em Pasadena, também na Califórnia. Fundou a Igreja Batista Nova
Aliança, na cidade de Seattle, em 1931. Logo em seguida, começou um programa de
rádio, tornando-se, assim, um dos pioneiros deste novo método de evangelização.
Kenyon faleceu no dia
19 de março de 1948 com a idade de 80 anos. Antes de sua morte, encarregou sua
filha Rute de continuar o seu ministério e publicar os seus escritos, o que ela
cumpriu fielmente. Mais tarde, alguém utilizaria as idéias e os escritos de
Kenyon para dar forma ao que viria a ser um dos maiores e mais controvertidos
movimentos dentro do corpo de Cristo da atualidade. Esta pessoa é Kenneth Erwin
Hagin.
Hagin, o porta-voz da
confissão positiva
Kenneth Hagin nasceu
em McKinney, no Estado do Texas, Estados Unidos, no dia 20 de agosto de 1917.
Hagin nasceu com sério problema de coração e por este motivo os médicos o
desenganaram. Teve uma infância difícil e emocionalmente turbulenta. Aos seis
anos de idade seu pai abandonou sua mãe, o que a levou a ter tendências
suicidas. Aos nove passou a viver com o avô. Pouco antes de completar 16 anos
de idade, a condição física de Hagin piorou, deixando-o confinado a uma cama.
Duas experiências
afetariam toda a sua vida e ministério. A primeira foi Hagin ter sido
"levado ao inferno", onde viu e sentiu coisas que o deixariam
perplexo, tais como trevas que o impediam de enxergar até mesmo a sua mão a uma
distância de três centímetros dos seus olhos e um calor que, quanto mais ele
descia, mais forte ficava. Hagin desceria outras duas vezes "ao
inferno" para ali contemplar os seus horrores, sendo assim levado a tomar
uma decisão quanto a sua vida espiritual. Depois da terceira "visita ao
inferno", Hagin aceitou a Cristo como seu Salvador.
A segunda experiência
veio através da leitura de uma passagem das Escrituras, mais precisamente
Marcos 11:23,24:
Porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte:
Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará
o que diz, assim será com ele. Por isso vos digo que tudo quanto em oração
pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.
A revelação desta
passagem foi dada a Hagin em duas partes. A primeira começa no primeiro dia do
ano de 1934. O avô de Hagin possuía várias casas de aluguel na cidade e decidiu
mudar-se para uma delas. Houve toda uma preparação, mudando primeiro os móveis
e deixando as coisas do quarto de Hagin por último. Finalmente a ambulância
chegou para levar Hagin. Enquanto ele estava na ambulância, um dos atendentes
perguntou-lhe se gostaria de ver algumas coisas na cidade, o que muito o
alegrou. Depois de ver diferentes lojas e partes da cidade, chegaram finalmente
ao fórum localizado no centro da praça. Hagin relata:
Nunca esquecerei aquele momento enquanto viver. Naquele instante
algo me disse: "Você nunca pensou que poderia ver estes prédios novamente.
E não poderia mesmo, se não fosse pela gentileza do homem que o está levando".
Então me lembrei do versículo em Marcos 11:24 (...) e recordei o versículo
anterior a ele (...) Aí está o princípio da fé: Creia no seu coração, diga-o
com sua boca, "e assim será convosco". Quando disse isto na
ambulância naquele dia, lágrimas rolaram pela minha face. Não entendia tudo o
que eu sei agora. Eu tinha apenas um pequeno raio de luz. Era como uma pequena
luz chegando através de uma brecha na porta, mas aquilo foi o ponto de partida
para mim — primeiro de janeiro de 1934, por volta das duas horas da tarde.
Hagin continua
contando que janeiro e fevereiro passaram e ele ainda permanecia na cama.
Depois março, abril, maio, junho e julho também passaram. O diabo poderia ter
dito que não estava funcionando, mas ele continuava firme na sua confissão e
recusava desistir apesar da cura não se concretizar. Finalmente, outra parte da
revelação de Marcos 11:23, 24 aconteceria na segunda semana de agosto de 1934.
Veja como foi:
Terça-feira eu orei nas primeiras horas da manhã. No horário de
costume, minha mãe veio e me ajudou com o banho. Eram mais ou menos 8h30 quando
ela saiu do quarto; eu continuava a orar. Eu já estava lutando com este
versículo de Marcos 11:24 por um bom tempo, mas não ficava nada melhor. Neste
momento eu vi exatamente o que aquele versículo significava. Até então, ficara
esperando até estar realmente curado. Olhava para o meu corpo e testava as
batidas do coração para ver se eu já tinha sido curado. Mas percebi que o
versículo afirma que é preciso crer quando oramos. O ter vem depois do crer. Eu
estava invertendo. Tentava primeiro ter e então crer em segundo lugar. E isto é
o que a maioria das pessoas fazem. Já sei, já sei, disse com alegria. Já sei o
que eu tenho de fazer, Senhor. Tenho de crer que meu coração está bem enquanto
ainda estou deitado aqui nesta cama e enquanto meu coração não está batendo
direito. Tenho de crer que minha paralisia já se foi enquanto ainda estou
deitado e incapacitado.
Por uns dez minutos
Hagin louvou a Deus, levantando as mãos aos céus e agradecendo pela cura apesar
de não haver qualquer evidência. Logo em seguida o Espírito Santo falou-lhe:
"Você crê que está curado. Se você está curado, então deveria se levantar
e sair da cama".13 Segurando-se na beira da cama, Hagin levantou-se e sentiu
o quarto todo girando. Considerou isto normal, pois, afinal, havia ficado na
cama por um período de 16 meses. Fechou os olhos e ficou ali parado por alguns
minutos. Finalmente abriu os olhos e não sentiu mais o quarto girar. Começou a
sentir as pernas novamente. Determinado a andar, deu um passo. Depois, mais um
passo. E então, apoiando-se nos móveis, conseguiu dar uma volta ao redor do
quarto. Não disse nada a ninguém. Na manhã seguinte, caminhou pelo quarto outra
vez. À noite, pediu à mãe que lhe trouxesse roupa, pois pretendia juntar-se à
família para o café da manhã do dia seguinte. Claro que ela ficou surpresa. No
outro dia pela manhã, lá estava Hagin sentado à mesa e tomando café com sua
família.
Hagin logo começou
seu ministério como um jovem pregador batista (1934-1937) e pastoreou uma
igreja da comunidade onde morava. Durante o seu primeiro ano de pastorado,
gastou quatro pares de sapatos de tanto andar para pregar. Devido à sua crença
em cura divina, começou a associar-se com os pentecostais. Em 1937, recebeu o
batismo com Espírito Santo e falou em línguas. Neste mesmo ano foi licenciado
como ministro da Assembléia de Deus (1937-1949) e pastoreou várias igrejas
dessa denominação no Estado do Texas. Depois disso, começou a envolver-se com
vários pregadores independentes de cura divina, tais como William Branham, Oral
Roberts, T. L. Osborn e outros e fundou, em 1962, o seu próprio ministério.
Visões
As visões tornaram-se
parte importante do ministério de Kenneth Hagin. Um exemplo das várias que ele
já teve:
Em 1952, o Senhor
Jesus Cristo me apareceu numa visão e falou comigo por mais ou menos uma hora e
meia sobre o diabo, demônios e possessão demoníaca. No final daquela visão, um
espírito maligno que parecia um macaquinho ou um duende correu entre mim e
Jesus, espalhando alguma coisa parecida com fumaça ou nuvem escura.
Então este demônio
começou a pular, gritando com uma voz estridente: "Iaqueti-iac,
iaqueti-iac, iaqueti-iac". Eu não podia ver Jesus, nem entender o que Ele
dizia. (Durante todo o tempo dessa experiência, Jesus estava me ensinando
alguma coisa. E, se prestar atenção, você encontrará resposta aqui para muitas
coisas que o têm perturbado.)
Não podia compreender
por que Jesus permitia ao demônio fazer tanta algazarra. Fiquei imaginando a
razão por que Jesus não repreendeu o demônio para que eu pudesse ouvir o que
Ele falava. Esperei algum tempo, mas Jesus não tomou nenhuma iniciativa com
relação ao demônio; Jesus ainda estava falando mas eu não podia entender uma
palavra sequer do que dizia e eu precisava ouvir, porque Ele dava instruções
referentes ao diabo, demônios e como exercer autoridade.
Pensei comigo mesmo:
"Será que o Senhor não sabe que não estou ouvindo o que Ele quer que eu
ouça? Preciso ouvir isto. Estou perdendo!" Quase entrei em pânico. Fiquei
tão desesperado que gritei: "No nome de Jesus, espírito tolo, te ordeno
que pares!" No mesmo instante que disse isso, o demoniozinho caiu no chão
como um saco de feijão e a nuvem negra desapareceu. O demônio ficou ali no chão
tremendo, choramingando e gemendo como um cachorrinho acossado. Nem olhava para
mim. "Não somente cales a boca, mas sai daqui em nome de Jesus!"
ordenei. Ele foi embora correndo.
O Senhor sabia
exatamente o que se passava em minha mente. Eu estava pensando: Por que Ele não
fez nada? Por que permitiu isso? Jesus me olhou e disse: "Se você não
tivesse tomado uma atitude a respeito, eu não poderia fazê-lo".
Ao ouvir isso tomei
um verdadeiro choque — fiquei pasmo. Respondi: "Senhor, acho que não O
ouvi direito! O que o Senhor disse é que não o faria, não foi?" Ele
respondeu: "Não, se você não tivesse tomado nenhuma atitude, eu também não
poderia fazê-lo". Repeti tudo por quatro vezes. Ele era enfático ao dizer:
"Não, não disse que não faria, disse que não poderia fazê-lo.
Observe bem as
palavras de Hagin. Não é que Jesus não quis, é que ele não pôde. Como entender
que Jesus não pôde expulsar o demônio à luz de Mateus 28:18: "Jesus,
aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na
terra"? Veja ainda Marcos 16:17 e 1 João 3:8 que claramente indicam o
contrário do que Hagin comenta em sua visão. O pior de tudo é que qualquer
pessoa que ler o relato de Hagin acima concluirá facilmente que ele alega ter
mais poder sobre os demônios do que o próprio Jesus.
Impacto
O ministério de
Kenneth Hagin é hoje um dos maiores do mundo e sua influência tem se espalhado
por muitas partes do globo. Em 1966, Hagin estabeleceu o centro de suas
atividades na cidade de Tulsa, em Oklahoma. Em 1974, iniciou a Escola Bíblica
por Correspondência Rhema e o Centro de Treinamento Bíblico Rhema em Tulsa.
Esta escola já formou cerca de 6.600 alunos. A revista Word of Faith (Palavra
da Fé) do movimento é enviada para 190 mil lares mensalmente e calcula-se que
cerca de 20 mil fitas cassete de estudos são distribuídas a cada mês. Já foram
vendidos cerca de 33 milhões de cópias de seus 126 livros e panfletos. Os bens
da organização estão avaliados em 20 milhões de dólares.
Depois que se formam
na Escola Rhema, os alunos espalham-se por diferentes partes do mundo, levando
em sua bagagem os ensinos de uma fé triunfalista e de um evangelho certamente
controvertido.
As estrelas da
confissão positiva
A confissão positiva
é um verdadeiro leque. Por esta razão, não se pode julgar seus líderes da mesma
forma, pois alguns são mais equilibrados do que outros. Infelizmente, porém, há
muitos extremos; há aqueles que chegam até ao ponto de exortar seus membros a
não procurarem os recursos da medicina quando se encontrarem enfermos.
Além de Essek W.
Kenyon e Kenneth Hagin, os nomes mais conhecidos ligados à confissão positiva
são Ken Hagin Jr. (filho de Kenneth Hagin), Kenneth e
Glória Copeland, T. L. Osborn, Fred Price, Hobart Freeman, Charles Capps, Jerry
Savelle, John Osteen e Lester Sumrall. Nos últimos anos, tem surgido vários outros nomes.
Bob Tilton, que já
esteve no Brasil acompanhado de Rex Humbard, é uma figura extremamente
controvertida hoje nos Estados Unidos, principalmente pelos seus métodos de
levantamento de fundos. Ele chega a chorar e a profetizar ao mesmo tempo
enquanto pede dinheiro no seu programa de televisão, como se fosse o próprio Deus
pedindo.
Outros, como Marilyn
Hickey, John Avanzini e Benny Hinn, já estiveram no Brasil participando de
conferências promovidas pela ADHONEP (Associação de Homens de Negócios do
Evangelho Pleno).16 O norte-americano Dave Roberson também já esteve algumas
vezes no Brasil ministrando ao lado de Valnice Milhomens.
Bem conhecido de
muitos evangélicos no Brasil é o nome de Paul Yonggi Cho, talvez o menos
controvertido dos pregadores da fé. Cho é o pastor da maior igreja evangélica
no mundo, em Seul, na Coréia do Sul. Vários de seus livros já foram publicados
em português.
Bom dia, Espírito
Santo
Não há dúvida de que
o movimento da fé tem em Benny Hinn, pastor do Centro Cristão de Orlando, na
Flórida, um de seus nomes mais famosos. Seu livro, Bom Dia, Espírito Santo, é
um dos mais vendidos hoje na América do Norte. Porém, tanto o livro de Hinn
como seus ensinos têm suscitado muita polêmica, como, por exemplo, o estudo
acerca do "corpo" do Espírito Santo.17 Não faz muito tempo, Hinn
levou os membros de sua igreja a repetir depois dele a seguinte frase: "Eu
sou um deus-homem" (vídeo nos arquivos do ICP).
A revista
Christianity Today (Cristianismo Hoje), publicada nos Estados Unidos, afirma
que em 1992 Benny Hinn disse, num programa de TV, que o Espírito Santo lhe
ensinava, naquele momento, que Deus havia originalmente planejado que as
mulheres dessem à luz pelo lados. Quando pressionado sobre tal ensino, Hinn
admitiu que o havia tirado da Dake's Annotated Reference Bible ("Bíblia de
Referência Anotada de Dake", edição de 1963). Hinn ainda continua falando
sobre o "corpo" do Espírito Santo, ensino este mencionado em Bom Dia,
Espírito Santo.
Outros dados
mencionados na mesma edição da revista têm a ver com fatos relatados por Hinn
no seu livro e que não são verídicos, como a cura de sua gagueira (várias
pessoas que o conheceram na adolescência não confirmaram isso) e que seu pai
teria sido prefeito da cidade de Jafa, em Israel. Na verdade, seu pai chegou a
trabalhar num escritório árabe (Christianity Today, outubro de 1992, pp.
52-54).
O boletim The Berean
Ca// (O Chamado dos Bereanos), de Oregon, em setembro de 1992, publicou os
seguintes comentários de Hinn a respeito de Adão e Eva:
Adão era um ser sobre-humano quando Deus o criou. Não sei se as
pessoas chegam a saber disso, mas ele foi o primeiro super-homem que já
existiu. Adão não só voava [como os pássaros], mas também voava para o espaço
(...) com um pensamento ele estaria na Lua (...) podia nadar [debaixo d'água]
sem perder o fôlego, e sua esposa fazia o mesmo (...) Ambos eram sobre-humanos.
Em 1992, o jornal
Mensageiro da Paz publicou uma nota sobre Benny Hinn: “O livro Bom Dia,
Espírito Santo, de Benny Hinn, está causando celeuma nos Estados Unidos. Ele
passa a idéia de que existem nove deuses na Trindade. O autor se justifica
afirmando que não soube explicar bem o que queria dizer.”
A confissão positiva
no Brasil
O movimento da fé tem
encontrado uma formidável guarida entre os brasileiros. Algumas igrejas já
foram estabelecidas em diferentes lugares, como a Igreja do Verbo da Vida, em
Guarulhos, São Paulo, a Comunidade Rema no Morro Grande, também em São Paulo
(não há ligação entre esta igreja e a de Guarulhos) e a Igreja Verbo Vivo, em
Belo Horizonte. Diversos outros líderes, igrejas e organizações estão aderindo
aos ensinos da confissão positiva sem fazer uma avaliação bíblica adequada de
sua proposta. Em muitos lugares, até mesmo pastores de igrejas evangélicas
tradicionais aconselham seus membros a ler os livros do movimento, que são
vendidos aos montes nas livrarias evangélicas.
A confissão positiva
já alcançou repercussão significativa nos meios de comunicação, especialmente
na televisão.
Um nome bastante
conhecido é o de R. R. Soares, líder da Igreja Internacional da Graça de Deus,
responsável pela publicação da maioria dos livros de Kenneth Hagin no Brasil.
Seu programa vai ao ar todas as manhãs pela TV Bandeirantes.
Outra pessoa que tem
influenciado muitos no Brasil é o engenheiro Jorge Tadeu, hoje pastor e líder
das igrejas Maná, em Portugal. Alguns de seus livros já circulam no Brasil, e
ele tem aparecido em programas evangélicos de TV (como o de Valnice Milhomens)
e promovido conferências bastante concorridas em São Paulo.
O ministério Cristo
Salva, liderado pelo Pr. Cássio Colombo (o "tio Cássio"), em
Indianópolis, na cidade de São Paulo, já se ligou oficialmente ao ministério de
Jorge Tadeu em Portugal.
Pode ser citado ainda
o ministério de Miguel Ângelo da Silva Ferreira, pastor da Igreja Evangélica
Cristo Vive, no Rio de Janeiro. Estas são as informações contidas em várias
publicações do ministério sobre Miguel Ângelo.
Pastor, evangelista,
pregador de grandes campanhas e reconhecido internacionalmente. Nascido em
Luanda, Angola, foi chamado ao Ministério em 1979. Professor, Bacharel em
Teologia e Advocacia, formado pelo Haggai Institute for Advanced Leadership
Training, fundador e Presidente da Igreja Evangélica Cristo Vive — Rio de
Janeiro — Brasil. Tendo sido reconhecido como Apóstolo em graça para o Brasil
pela 1ª Convencion Internacional de Iglesias en Gracia, em Miami, EUA, autor de
vários livros de grande repercussão, tem sido um instrumento de Deus para
Evangelização e Pregação da Palavra em graça. Preside a Associação Brasileira
de Comunicadores Cristãos do Brasil; é membro da Academia Evangélica de Letras
do Brasil e desenvolve um grande Ministério de Comunicação, através de
televisão e rádio.
Apesar do currículo
impressionante, vários ensinos de Miguel Ângelo têm gerado controvérsia. Um
deles é o da preexistência do ser humano, com base em Jeremias 1:5: ''Antes que
eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e antes que saísses da madre,
te consagrei e te constituí profeta às nações" (sermão A Nossa
Preexistência, 25.8.91, nº 127). A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos
Últimos Dias (os mórmons), uma seita herética, também usa este versículo para
defender a mesma posição (Joseph Fielding Smith, Doutrina de Salvação. São
Paulo: Centro Editorial Brasileiro, 1976, vol. I, p. 65). Miguel Ângelo diz que
antes de 1953 Deus já o conhecia. Isto é verdade, mas, ao mesmo tempo, não quer
dizer que ele já existia.
A passagem de
Jeremias citada acima não está falando da preexistência do profeta, mas, sim,
da presciência de Deus. Creio que, desde a eternidade, Deus já conhecia ou já
sabia sobre as cidades de São Paulo, Rio ou Paris. Nem por isso elas já
existiam antes de serem construídas. O profeta Zacarias declarou ainda:
"...
Fala o SENHOR, o que
estendeu o céu, fundou a terra e formou o espírito do homem dentro dele"
(Zacarias 12:1). Veja ainda 1 Coríntios 15:46, que claramente refuta a crença
na preexistência do ser humano: "Mas não é primeiro o espiritual, e, sim,
o natural; depois o espiritual".
Além da preexistência
do homem, Miguel Ângelo ainda defende a divindade do cristão, doutrina que será
mais detalhadamente discutida no capítulo 4.
A Igreja Universal do
Reino de Deus, fundada pelo bispo Edir Macedo, possui alguns respingos do
movimento da fé. A ênfase sobre a prosperidade financeira é bastante acentuada.
O movimento da fé tem investido também na educação. O Seminário Verbo da Vida,
fundado em 1986, em Guarulhos, já conta com filiais nas cidades de Santos e
Campina Grande, na Paraíba.
O fenômeno Valnice
Milhomens
Na pessoa de Valnice
Milhomens Coelho que a confissão positiva tem encontrado a sua maior expressão.
De acordo com o Ministério Palavra da Fé, fundado por Valnice, ela nasceu na
cidade de Carolina, Estado do Maranhão, em 16 de julho de 1947. Na sua
juventude, após três anos dedicados ao estudo da Bíblia, teve um encontro com
Cristo que, como ela mesma afirma, foi tão maravilhoso ao ponto de não poder
descrevê-lo. Ao ser chamada para o ministério, ingressou no Seminário de
Educadoras Cristãs, em Recife, recebendo o grau de bacharel em Assistência
Social e Educação Religiosa.
Em janeiro de 1971,
foi enviada como a primeira missionária da Convenção Batista Brasileira à
África, trabalhando assim por 13 anos em Moçambique. Foi por ocasião de sua ida
à África do Sul, onde ficou por dois anos, que ela entrou em contato com os
ensinos da confissão positiva através da Escola Bíblica Rhema, ligada ao
ministério de Kenneth Hagin, Valnice afirma que já havia recebido esse tipo de
doutrina por revelação mesmo antes de ter tido qualquer contato com os ensinos
de Hagin.
Após voltar ao
Brasil, fundou o Ministério Palavra da Fé. Atualmente promove conferências e
estudos bíblicos em igrejas de várias denominações e apresenta um programa
semanal na TV Bandeirantes aos sábados pela manhã, além de liderar
periodicamente viagens à Israel. Desenvolve também um ministério de vídeos e
fitas de áudio com bastante sucesso, além de liderar ainda um grupo de
intercessores espalhados por todo o Brasil denominado Guerreiros de Oração.
FONTE www.berewinos.blogspot.com artigo rogerio da silva c.
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