Vivemos dias
trabalhosos, tem surgido composições com terríveis erros bíblicos dos
compositores entre aspas, cantam nos hinos heresias , erros doutrinários,
induzindo os outros ao erro doutrinário. Isso tem acontecido no Brasil nos
últimos 10 anos. Na maioria das vezes não é percebido pelos mais simples no
conhecimento da palavra. Os pastores apologistas devem alertar o rebanho do
Senhor sobre o perigo de tais letras de hinos contendo erros bíblicos. As
letras podem ser bem gravadas, bonitas na aparência mas o conteúdo é que é o
problema. Sim Deus tem servos e servas vocacionados para compor, mas coisas com
letras que tem haver com a bíblia.
testemunho quando comecei a escrever música
Comecei a compor desde minha conversão ao evangelho apoś ser
batizado com Espirito Santo.Escrevi meu primeiro hino estimulado (Senhor
venha me fortalecer).Não coloquei a data do hino e a experiência foi uma benção
na graça e no poder de De DEUS.A LETRA surgiu quando já havia mudado de
lugar.Este hino surgiu no primeiro semestre de minha conversão ao evangelho de
Jesus Cristo.Eu me encontrava na calçada sentado ;era umas 5 horas da tarde ;eu
estava muito triste e angustiado ;e chorando sozinho ;não havia ninguém para
mim conversar.A rua estava deserta ;e senti forte o poder de DEUS;naquele
momento ou dia eu estava enfrentando uma perseguição por causa que eu havia me
convertido por algumas pessoas que não gostavam de mim mais quando me converti.
Os inimigos do evangelho viviam provocando me com brigas e
contendas;mentiras;enfim era difícil conviver com a situação e certas pessoas
próximas de mim.Havia dificuldades financeiras .Então derrepente senti forte a
presença de Deus ;o Senhor se compadecendo de mim me consolando naquele
momento tão difícil para mim.Então naquele momento de silencio;sentado na
calçada a rua estava deserta ;era domingo de tarde e sozinho
escutei a voz do Senhor me dizendo( OH MEU FILHO TE ALEGRES PORQUE TE SALVEI
DESTE MUNDO TENEBROSO;NAS LUTAS E TRIBULAÇÕES ESTOU CONTIGO;TE ALEGRES MEU
FILHO PORQUE CHORAS?FALAREI A TI ATRAVEZ DE MEU AMOR;NINGUÉM PODERÁ TIRAR
DE MINHA PRESENÇA;NEM ARREBATAR DE MINHAS MÃOS ;POIS EU TENHO PODER PARA TE
LIVRAR DOS TEUS PIORES INIMIGOS;FILHO CONTINUA SENDO HUMILDE;EU VOU TE
FORTALECER;NÃO DESISTA;A TI DAREI VITÓRIAS;E A AOS MEUS ANJOS DAREI ORDEM;AS
SUAS LAGRIMAS TENHO VISTO;POIS EU TENHO VISTO O QUE TENS PASSADO.NÃO TE
PREOCUPES COM COISA ALGUMA;EU VOU TE FORTALECER).Então o primeiro hino surgiu
em meio a terríveis lutas ;lagrimas;aflições e fúria das perseguições foi assim
o inicio do primeiro hino.Eu não conhecia e nem sabia que o plano seria
tão grande na musica ou louvor;e centenas de letras surgiram e hoje são mais de
800 musicas escritas ou composições.
Naquele dia quando o Senhor falava comigo ;era uma
voz de PODER para mim pessoalmente ;com visitação de muito poder naqueles
minutos ;pois nunca vou esquecer daquele dia ;até o dia de hoje.Foi em dia de
aflição muito grande ;e muitas lagrimas ;mas o Senhor se compadeceu com
misericórdia ;pois nos ama ;ELE fala conosco.
Continuava escrevendo
;mas não dizia nada a ninguém sobre que eu escrevia as letras.Então prosseguia
a escrever conforme o Senhor me concedia as composições;nem meus parentes até
certo ano não sabia que eu estava compondo a alguns anos.Depois de
alguns passarem é que eles ficaram sabendo que escrevia musica.
Por varias vezes ;enquanto eu escrevia as
composições a presença do Senhor esteve presente ;ouve vezes que tive que parar
de escrever ;interrompia pelas lagrimas de alegria e pela manifestação do poder
de Deus.Hoje em dia consigo entender as experiências que os compositores BACH E
HANDEL tiveram em suas vidas em compor musica sacra barroca ;os dois
compositores evangélicos eram avivados e serviam ao Senhor ministério e
chamados a música.
Até hoje tenho as paginas originais
manuscrita de todos os hinos escritos ;todos manuscritos bem conservados.Ceta
vez eu havia perdido o primeiro manuscrito do primeiro hino ;mas achei ;estando
totalmente preservado e inteiro sem rasura.Graças a Deus que Senhor me livrou
de perder para sempre o manuscrito original;pois foi também escrito á
caneta.;pois eu não disponibilizava de recursos de informática ainda;mas com
passar do tempo foram então digitalizadas ou escritas no computador as
primeiras 285 letras e registradas.
Após 3 anos escrevendo escrevi uma nota de
agradecimento ao Senhor em uma pagina de caderno e tenho até hoje bem
conservado ;escrevi grato ao Senhor as seguinte palavras(GRAÇAS DOU A DEUS POR
TUDO POR TER DADO A GRAÇA PARA COMPOR HINOS ;PELAS LETRAS CONCEDIDAS NESTES
TRÊS ANOS QUE SE PASSARAM ;POIS JÁ ESCREVI DIVERSOS HINOS ;SENHOR NÃO SOU DIGNO
;NÃO SOU MERECEDOR;QUE EU VENHA TE SERVIR ;ME GLORIAR EM TI SENHOR;POIS MEU
PROPÓSITO É TE SERVIR NO TRABALHO DA OBRA;É PARA EDIFICAÇÃO DE MUITOS PARA
GLORIA DO TEU NOME E ALEGRIA DE MUTOS CORAÇÕES É UM PRIVILÉGIO TE SERVIR
POR MEIO DESTE MINISTÉRIO DA MÚSICA;MUITAS LUTAS PASSEI ;MAS OS INIMIGOS NÃO
IMPEDIRAM DO SENHOR ME ENTREGAR MAIS ESTA DADIVA DE ESCREVER COMPOSIÇÕES).
Escrevi este texto de agradecimento ;é na verdade
uma oração de gratidão a Deus ;uma dedicatória ao Senhor ;com gratidão
;de reconhecimento que o SENHOR TEM ABENÇOADO com as composições para
gloria DELE;com propósito no ministério do louvor para edificar ;evangelizar as
pessoas com as mensagens e não simples mente para me gloriar ou com objetivos
errado.Passei escrever após um certo tempo composições maiores ;com mais
estrofes ;mas o tempo passou ;então estudando os livros de poesias ;entendi que
varias estrofes métricas na verdade eram de caracter e e classificadas
especificamente de poesias ;então mediante as instruções dos livros a respeito
da poesias ;fiz separação de gênero literário (POESIAS E LETRAS).
Foi bastante trabalhoso e pude pedir
conselhos e instrução para professores de português que eu conhecia na
área da literatura ;e estive examinando vários livros de literatura
brasileira;e pesquisando nas bibliotecas.Tive bons conselhos e instrução de
professores de português na realização da separação dos gêneros poesia e letras
de musica;assim consegui organizar e separar em pastas todas as folhas
escritas.
Havia obras de 7 a 8 e mais estrofes ;mas eu não sabia que
deveria fazer a separação dos gêneros.Mas consegui e separei os gêneros específicos.Foi
muito trabalhoso a cansativo e meses ;mas tudo sucedeu bem.
Ainda
relacionado ao ministério do louvor ;participei no coral no período de 2 anos
.O nome do coral era (BRADOS DE ALELUIA) DA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MAUÁ).Avoz no
coral era voz TENOR ALTO.Me lembro bem maestro e professor de musica;ele
se chama evangelista JACI;muito de ajudou em dias que eu queria desistir de
canta tenor.O evangelista edimilsom também me incentivou a continuar e tudo
bom.A lembro bem que a presença de DEUS era constante nos ensaios na sexta
feira.Nos ensaios havia momentos que todos ficavam cheios do Espirito Santo de
tal modo que o ensaio era interrompidos ;havia mensagens proféticas;;batismo no
Espirito Santo ;muito alegria e renovação e avivamento.Eram mais de 30
componentes.Quando o coral cantava aos domingos ;JESUS visitava a igreja de
maneira gloriosa ;é difícil para mim esquecer desses momentos tão maravilhosos
que tivemos 2 anos que participei do coral ;brados de aleluia.
Foi nesse coral que aprendi aprendi sobre
tenor e meu chamado para cantar voz tenor;posso um dia aperfeiçoar mais.
Um pouco de historia da musica sacra
É INTERESSANTE LEMBRAR QUE NO DECORRER DA HISTÓRIA conforme
registros que os compositores de hinos ajudaram como?Na transmissão das
doutrinas pentecostais surgindo hinos favoritos.Segundo o Pastor pentecostal
S.M. HORTON AFIRMA(os compositores tem exercido uma influencia grande
desde o inicio do movimento pentecostal que em embora a maioria dos
pentecostais nunca havia aprendido o credo dos apóstolos ou credo niceno
;conseguem cantar decorado grande quantidade espantosa desses cânticos e corinhos
;testemunho obvio de que boa parte da teologia pentecostal vem sendo
transmitida oralmente).
As palavras do pastor S.M.HORTON são confirmadas de acordo
com uma nota que estive lendo e me chamou atenção ;a respeito da biografia de
Carlos Wesley na Inglaterra no período do avivamento esta registrado o
seguinte(O dia 21 de maio de 1738 ;a data da conversão de Carlos Wesley.Na
mesma ocasião ;ele abriu sua bilbia no salmo 40.3 (ele me pôs um novo
cântico na minha boca;um hino ao nosso DEUS).CARLOS WESLEY havia recebido uma
nova composição no dia seguinte;ele começou seu primeiro hino.Carlos era como
LUTERO acreditava que as composições eram meio de ensinar a Palavra de DEUS.A
sua mensagem da musica dos irmãos WESLEI chegaram a muitas pessoas na INGLATERRA
;eles publicaram musicas de ISAAC WATTS.
Também o pastor BILL BRIGHT diz a respeito (milhares tem
aceito a JESUS e dedicado suas vidas ao Senhor por intermédio dos hinos e a
apresentado o amor imutável de DEUS;a mensagem de JESUS por intermédio da
musica que influencia ;que rompe barreiras e torna fácil a comunicação).
NO NOVO TESTAMENTO
É de importancia o fato de dispensação da graça ter iniciado com
musica .os quatro canticos registrados por lucas tem o estilo de salmos e são
tradicionalmente conhecidos da seguinte forma:1°.magnificat
lucas1.46-55.2°benedictus lucas 1.67-79 3°gloria in excelsis DEO ;lucas
2.13-14. = 4º nuncdimitis lucas 2.28-32 ;vemos tambem musica na ceia do
Senhor mt 26.30.O historiador scroggie diz que era costume cantar uma parte dos
salmos 113 a 118 do hallel egipcio ;por ocasião da comemoração da pascoa.Na
igreja primitiva ;principalmente atrvez das epistolas ;encontramos referencias
a canticos espirituais(at 2.47;1cor14.26 ;ef 5.19 ;col 3.16 ;tg 5.13;1cor 14.15
;fp 2.6-11;ef 5.14;1tm 1.17 ;;1tm 3.16 e 1tm 6.16 ;2tm 4.18;hb13.15;ap
4.11;5.9-10 ;14.2-3 e 15.3).O novo testamento tambem nos mostra a musica no
arrebatamento da igreja no céu (1cor 5.8-9 e 14.2-3.
LETRA E INSTRUMENTOS
AS letras das musicas biblicas eram os salmos sl 95;"salmos
;hinos e cânticos espirituais"col 3.16.Isso significa que a música e a
letra eram inspiradas .Aquilo realmente era louvor.Muito diferente do que
encontramos hoje em algumas igrejas(ritmos mundanos em substituição a musica
sacra .São ritmos mexem com a indecência;mas não tem um real conteudo
autentico.Quanto aos instrumentos ;a bilbia não faz execão de nenhum
instrumento para louvar ao Senhor.No salmo 150 ;encontramos uma ralação de
instrumentos utilizados no louvor .Algumas pessoas procuravam especificar
determinado instrumento para o louvor a Deus .Isso varia em função da
região ;povo ;costume etc.contudo ;o importante não é o usado ;mas sim quem
toca ;como toca;e para quem toca.Aqui vale a pena lembrar que devemos ter
cuidado com volume de som nas músicas.São inaceitáveis sons estridentes e
ensurdecedores.Quanto á utilização de play-backs;aqui vai um conselho:É tenha
um bom monitor de retorno.(notas rev.manual do obreiro 2001).
A IMPORTÂNCIA DA MUSICA NO LOUVOR
Algumas curiosidades bíblicas comprovam a
importância da música no louvor a Deus:1°)A bilbia faz menção de
436 vezes ao assunto.2°)Oculto começa com louvor (1cor 14.6)3°)Quando israel caminhava pelo deserto ;a tribo que ia á frente
era Judá (nm10.4 ;que significa "louvor".4°)Os cantores que iam a frente e os músicos preparava o coração do
povo para o culto ;como também era o meio para expressar culto e adoração a
Deus (2cr 5.7-11-14).A importância da música no louvor depende
essencialmente de trés coisas:a)quem louva (canta /toca)deve ser um crente
convertido.b)Como louva (canta/toca)deve ser com técnica e ;principalmente
;espiritual.c)A quem louva (canta/toca)de ser visando exclusividade ao louvor a
Deus.
Como resultado da música
ungida pelo Espirito Santo ;o inimigo é afugentado (1sm 16.23);o poder de Deus
se manifesta (2cr5.12-14),as portas do carcere são abertas(at 16.25) os muros
de Jericó caem (js 6.7-8;20)e nossa fé é fortalecida em Deus ;há vitoria sobre
os adversários(2cr 20.19-20)direção para o trabalho (2rs3.14-15);manifestadão
dos dons e coração mudado (1sm 10..5-9);glorificação a Deus e é gerado um
profundo desejo de sanificação.SSe a musica que você ouve ;canta e toca não se
enquadra em fp 4.8 jogue no lixo antes que ela atinja você com lixo
de profanação.
REQUISITOS INDISPENSSAVEIS
O hino
se presta a verdadeira adoração a Deus e deve ;portanto .possuir
seguintes elementos:
1°)Deve ser reverente.um hino reverencie medida que contem
uma mensagem bíblia que exalta a DEUS pelo que ele fez ;esta fazendo e fará por
nós.enfim que criam naturalmente um clima de reverencia no culto.
2°)Deve comunicar o amor Deus:O louvor em que Deus está
interessado é aquele que procura comunicar o seu amor a todas as pessoas
.infelizmente um bom numero de jovens está interessado no som da música ;no
embalo;sem se preocuparem se esse "louvor"ira proporcionar comunhão
ou não com Deus.
3°)Deve ter poética;Uma avalanche de cânticos ;impropiamente
chamado de hinos;tem surgido entre os evangélicos ultimamente.Suas letras
são rudes;sem nenhum toque poético.Um bom exemplo de beleza poética é o hino
145 da harpa cristã "a minha alma te ama ;ó Senhor".
4°)Deve ter simplicidade :O fato do hino ter de ser simples não
significa que tenha de ser vulgar;mas sim que não deve ser muito
sofisticado;deve ter o sentimento do autor expresso em palavras intelegiveis
.Hinos simples possuem conteúdo bíblico e espiritualidade.Em de sua
simplicidade.produzem resultados que são louvor a Deus e a edificação da
igreja(2cr5.13; 20.21e sl 136.1-26).
5°)Deve ser com base na verdade:Cantar versículos da bíblia ;por
exemplo .especialmente os salmos ;leva -nos a introjeção em nossas mentes da
verdade neles contida.
Musica gospel
Profanação da música cristã;ou música gospel
;música sacra
A música
tem sido frequentemente um ponto de controversia na vida da igreja
evangélica ;talvez ;o assunto mais polemico dos ultimos 50 anos.Em um extremo
;há aqueles que dizem"as músicas que deveriam ser cantadas nas igrejas são
as que compõem os salmos do antigo testamento ;e deveriam ser cantadas sem
nenhuma acompanhamento musical ".No outro estremo ;há aqueles que declaram
ser perfeitamente legitimo utilizar qualquer ti po de
música na adoração e no evangelismo -(rock;jazz;punk;cuntri;western;rap;ou
qualquer outro tipo que "eletrize as pessoas".((nota.dan lucarini
p.9)
PROFANAÇÃO DAS LETRAS
1°)Corrupção nas letras das canções:A letra via
regra ;não tem Bíblia nem mensagem para a edificação.Também não tem métrica ;e
a letra geralmente é péssima.
2°)Corrupção na melodia da canção:Não tem sequencia melódica ;frase
musical e tema músical.São identicas as melodias do mundo;sem nada de solene.
3°)Ccorrupção no andamento da canção:Andamento é rapidez
da execução dos sons na música.O andamento nessas músicas ;via regra ;não tem
nada de espiritual ;nem solene;nem sacro.
4°)Os autores dessas músicas
:devem ser adeptos de um evangelismo falsificado ;frouxo que hoje surge por
toda parte ;que fala "liberdade"quando eles mesmos são escravos como
diz em 2°pedro 2.19.Esses autores fossem realmente cristãos ;vivendo no
temor ;jamis fariam tantos desvios na música que produzem.
5°)O efeito dessas
músicas:São espiritualmente negativas.Seu efeito é nulo.São músicas que
cantadas;tocadas ;recitadas ;não elevam a alma a Deus ;não levam o povo a
glorificar a Deus em verdade.(notas.rev.ensinador CPAD 2010).
AS ARMADILHAS DA MÚSICA
JOE JORDAM
declara"uma armadilha é uma cilada ;uma arapuca perigosa escondido.Agora
vamos falar dos perigos escondidos na música ;mas que carece dos propósitos
bíblicos ;então vejamos.
1°)Quando chamamos uma música de cristã ;estamos
dizendo que ela fala de cristo.Se a nossa musica fala de Cristo ;ela deveria
honra-lo.O problema encontrado hoje em dia é que muito do que é está por ai com
rótulo ;não tem nada a ver com Cristo;em sua adoração com caracteristica de
música sacra;mas louvamos a Deus que há tambem muitos chamados ao ministério do
louvor em tempo intregral e são atalaias nas mãos de DEUS e eles tem temor a
Deus e o Senhor os tem abençado e estão evangelizando muitas pessoas e assim as
pessoas tem sido alcançadas isso acontece principalmente nas igrejas
pentecostais e nas Assembleia de Deus.
2°)JOE JORDAM ;declara"o comprotimento destroi o sistema
de valores.Muitas pessoas que se envolvem com atividades tremendamente
destrutivas saturam a mente com música do tipo rock pesado e heave metal etc;ilustrando
como música que pode corromper .Seŕa que não deveriamos de marcar uma area de
proteção ao redor de qualquer coisa que se assemelhe á esse tipo de musica?Hoje
dia muitos tem saturado suas mentes com extremos no que diz respeito ao rock
evangelico e infelizmente não perceberam que estão corrompendo seus sistema de
valores"(nota joe jordam.p...12)
3°)Atualmente ;muito da música cristã contemporranea se constitui em
ofensa a algumas pessoas e uma pedra de tropeço para uotars.Essa música duvidosas
estão sendo levadas para dos dentro dos lares e das igrejas como adoração
;aceito até mesmo preferido.Vivemos em dias em que multidões afluem para
concertos e festivais músicais .Netes festivais os artistas são vistos como
estrelas (alguns deles como estrelas do rock pesado;heave metal) e não como
servos de de Deus cujo unico desejo é glorifica-lo"(JOE JORDAM P.8).
4°)Em tessalonissenses 5:22"afastem-se de toda foema do
mal"analize as capas de muitos cds de música cristã contemporranea e voces
descobrirá que tem poucoquissima diferença em relação ao mundo as de qualquer
banda secular
.
A QUESTÃO DO ESTILO
Vale qualquer estilo?
Em uma determinada revista editada no brasil a uns 2 anos trouxe uma
matéria de destaque em um de seu artigos a seguinte afirmação;"A FORÇA DO
SOM GOSPEL a música evangélica rompo as barreiras das igrejas e inova com
grande variedades de estilos'.Essa determinada revista exibe fotos de bandas de
rock;defendendo os profanos;homens com cabelos cumpridos igual as bandas de
rock secular.Evite qualquer estilo ou preferencia que esteja associado
como mal"abstende-se de toda forma do mal"
Hoje
;muitos crentes perferem não discutir este versiculo porque a sua
alplicação exige que eles abandonem a predica mundanas das músicas profanas de
estilos profanos.Contudo os seus beneficios podem ser vistos por
todos.Paulo se referiu não somente aos atos de maldades ;em si mesmos ;mas
tambem a toda forma de mal;inclusive na musica.A palavra grega traduzida como
forma traz consigo a ideia de uma aparencia ;uma moda ;ou um
formato;então este texto aplica-se a musica a respeito das profanos
estilos.A bilbia exige abstinencia que devemos evitar o mal ou nos restrigirmos
de ser tolerantes.(nota Dan lucarini ;confições de um ministro de louvor
pp.77). prossegue lucarini em sua afirmação"Creio que o desejo de ter
estilos da MCC nas igrejas procede diretamente da natureza mundana;o apostolo
Pedro acresenta razão sensata para a abstinencia:Estes desejos guerreiam contra
nossa alma ;devemos evitar as musicas profanas incluindo a aparencia delas mas
tambem qualquer insinuação de musica imoral e profana."
MUSICA PROFANA NA IGREJA( JR 32..34 )
Um artigo do Pastor
DAVID WINKERSON ele diz"Fiquei extremamente chocado quando presenciei
vendo uma revista evangélica e vi uma foto de um grupo de rock
"pesado"dizendo-se evangélico .Estavam vertidos com mesmo traje de
roqueiros ;eu me lembro bem do horror que senti nas ruas daquela cidade quando
dez deles caminhavam na minha direção vestidos de couro escuro ;com sintos
repletos de tacha ;com bracheletes ;corentes;argolas de metal ;cabelo cumprido
e de punk;e cara pintada.Tinham olhar agrssivo ;e expressão fisionomica vaga e
maligna.Chegaram perto de mim como demonios rebelados ;avançaram sobre a
calçada onde eu estava;abri caminho para deixa-los passar ;mas eu estava
certo que estava vendo demonios anadando em forma de homem homens"ESTA FOI
A EZPERIENCIA DO PASTOR DAVID WILKERSON DOS ESTADOS UNIDOS EM
1988".David Wilkerson prossegue sua experiencia"sento horror na minha
alma quando vi a foto do grupo de rock pesado ;intitulando-se embaixador de
Cristo vestido do mesmo traje e cabelo de punk ;mesma expressão de
mundana ;cantando e tocando musica profana."
O BAIXO NIVEL DA MUSICA PROFANA EM NOME DA MUSICA
GOSPEL .
A até que ponto certas
pessoas chegaram em nome do rock gospel.Musica rock pesado e punk em certas
igrejas jr 51.51;onde esta a trombeta para ser tocada onde esta a sua
reação?onde estão os pregadores que bradam bem alto:"CHEGA ;A CASA
DO SENHOR NÃO É LUGAR DE MUSICA PROFANA ".IS 3.18-24".porventura a
casa Deus passou agora a ser lugar de preticas malignas companhada de música
profanas de ball?;não podemos ser tolerantes em aplaudir essas musicas
profanas.VAMOS PRETESTAR contra estes falsos profetas da música que estão
enganando tanta gente?mt 24.4-5.OS TAIS DIZEM QUE SÃO DE CRISTO mas o evangelho
que eles pregam é outro evangelho e o Jesus deles é diferente ;eles estão
transtornando o evangelho gl.6-7 ;as musica profana esta por ai david.wilkinson 1988).
PROFANADORES DO ALTAR
O rock pesado
punk;está claramente ligado a certas atividades mas;quem são estes grupos de
rock 'pesado'e 'punk'que estão se apresentando nas igrejas em nome de
JESUS?quem são estes roqueiros e inovadores dentro da casa de Deus?São
profanos do altar de Senhor.No antigo testamento ha um caso terrivel de
profanação que deve produzir temor de DEU Sem todos os que se ajuntam aos tais
( 2rs16.7;10;11) conforme a passagem de 2 reis ;que que é isto ?um altar
diferente ;inovador ;copiado dos idolos da assiria e introduzido na casa de
Deus em certos lugares?Em 2 reis 16.14 ;é incrivel que os sacerdotes permitiram
isso ;eles aderiram a conspiração contra a casa de Deus ;nenhum deles levantou
sua voz para pretestar contra a voz contra a profanação que ocorria (d.wilkinson
1988).
O
PLANO DO MALIGNO DE CORROMPER
Musica tipo rock pesado na igreja é o plano calculado do inimigo para corromper
o louvor a Deus todo poderoso.O inimigo está por traz deste tipo de
louvor"que quer que lhe seja prestado louvores .ELE ira planejar muitas
cisas para corromper o verdadeiro louvor ao Senhor .DEUS não recebe qualquer
louvor ;;nem tal rock/punk/;DEUS repele que não procede do ESPIRITO SANTO.O que
DEUS levante mais pregadores cheios de zelo pela santidade divina para mostrar
o erro destes inovadores e remover de certas denominações com estilos
profanos".
É de pasmar o grande numero de jovens
crentes ;inclusive determinados pastores jovens que estão dominados pala música
de rock.Então presos ao idolo do rock;então os pais e pastores devem alestar
seu rebanho a respeito da musica profana prinpalmente os aolecentes que foram
criados na igreja.
DEUS NÃO ACEITA SACRIFICIO IMPURO
2CRÔNICAS 7.12;EFÉSIOS
4.29
Os roqueiros que dizem evangélicos costumam
ter em suas apresentações um ou mais realmente sacros ;mas o restante é a
violencia;selvageria é loucura da musica rock.Certos roqueiros chegam a dizer
"eu mesmo não gosto de rock;mas a juventude gosta ;então eu toco rock para
chamar atensão deles".Eos ortodóxos?por outro lado crentes ortodóxos
dizem"satanas não tem poder sobre música ;ela pertence a DEUS;a
musica em si não importa contanto que a letra seja boa"totalmente
errado ;satanas é quem controla toda música impura ;impia;mundana .Quando
o inimigo tentou a JESUS usou linguagem correta (aparantemente para aquele
momento.este tal rock evangélico usa letra mista em que entram termos sagrados
ao lado de termos enganosos.Ao tentar as pessoas ;o inimigo sempre usa palavras
apropriadas misturadas com textos bíblicos.Ele vem como anjo de luz para poder
enganar .Musica mundana na igreja foi concebida por um espirito enganador e
continua a ser apresentada pelo mesmo espirito mau que deu origem ao espirito
do anticristo-d.wilkilson 1988)
.
AS DIVISÕES NAS IGREJAS
Nas igrejas que fazem mudanças da musica
tradicional para a contemporranea ;geralmente existem um grupo de tradicionais
que se ofende com isso.Os lideres acreditam realmente que DEU esta
procurando fazer algo especial por meio do uso de estilos musicais preferido
por eles .Eles são influenciados pelos seminários de (L.A)e adquirem uma visão
para fazerem uma mudança afirma o músico americano dan lucarini pp.70).
EMPURRADOS PARA FORA
Não e de se admirar o fato que alguns membros
antigos sentem que devem sair da igreja que ;em alguma casos ;eles ajudaram a
construção da igreja ou iniciar;devido escolhas musicais ofensivas ;são
culpados pela divisão de igrejas.Muitos tradicionais tem sentido que as portas
de sua igreja os empurram para fora.Ninguem tem ordem biblica de enxotar os
crentes ;para facilitar a entrada da música contemporranea cristã e de qualquer
novo estilo ou modismo musical(dan lucarini pp.73).
LUTERO E OS WESLEY NÃO
USARAM MÚSICA CONTEMPORRANEA NA IGREJA?
Esta na hora de desmacarar este argumento
pequeno e ilusório do MCC;dizem que lutero e chales weslei adataram algumas de
suas poesias melodias populares incluindo melodias cantadad em bares .ASSIM O
MCCS ARGUMENTA QUE AS IGREJAS MODERNAS DEVA ADERIR E ACEITAR EM SEUS
REPERTÓRIOS MUSICA CONTEMPORRANEA" .Em seus cultos ;afinal
de contas se foi muito bom para alutero e weslei ;deve ser bom paranos tambem.
DESMASCARANDO A MENTIRA QUE FALARAM DE LUTERO
Um pesquisador por nome macujina em sua
minuciosa descoberta sobre lutero "lutero tomou a melodia inteiramente de
somente uma canção popular ;eu venho de um pais estranho";e utilizou em
seu hino"eu venho a ti";do ceu;nas alturas".Esse hino apareceu
pela primeira vez vez em 1535.Porem quatro anos mais tarde á melodia da canção
popular foi trocada por uma melodia "original";composta por Lutero .A
melodia secular não;reaparece até após ;morte de Lutero.Ouso desta canção em
lugares mundano mancharia o texto sagrado e traria associação mundana
inapropiada a adoração ;por isso Lutero a substituiu.
DESMASCARANDO A MENTIRA QUE FALARAM DE WESLEI
Em exemplo dos Wesley contribuiu mais para o
aniquilamento do que para o fortalecimento da posição da MCC.John Wesley o
irmão de Charles que escolha de hinos de seu irmão a serem cantados na igreja
que tem de ser reconhecido com o co-responssavel por todos o sucesso da
revolução hinológica wesleyana estava bem distante dos músicos amoralistas de hoje.Como
DARSEY insiste "é evidente que wesley era criticamente seletivo á respeito
das músicas que utilizava na adoração ;e,ao contrario da noção popular de
nossos dias ;ele não pensaria em invadir os bares indiscriminadamente á procura
de melodias para os hinos(NOTAS jhon makujina ,measurging the music
pp.192,193,2001,202).
Desejo
nesta conclusão citar as palavras de Joe Jordam '"ACABAMOS DE OLHAR
RAPIDAMENTE O PROPÓSITO AS ARMADILHAS E OS PRINCÍPIOS PARA A MÚSICA O ALVO
DESTE ESTUDO FOI SER JUSTO ,EMBORA COMPLETAMENTE BÍBLICO EM NOSSA ABORDAGEM
RELATIVAMENTE A MÚSICA.ESPERO QUE A MEDIDA QUE CONSIDERAR ESTAS PALAVRAS ,VOCÊ
O FAÇA COM SEU CORAÇÃO E SUA VIDA PERMITINDO QUE O ESPIRITO DE DEUS
ORIENTE O SEU ENTENDIMENTO ,PARA GLORIA DO SENHOR.
NOTA ESCLARECEDORA DO PASTOR MISAEL PASSOS DO
PARANA DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM CURITIBA
Não podemos permitir
que nossa música se misture com a musica profana ,e temos que buscar o sentido
de uma música perfeita ,pura,plena,completa.Paulo nos aconselha ef 4.19.A
música é palavra cantada ,com maior força de memorização e o texto acima pode
ser levado ao pé da letra .Torpe é sinonimo de indecente
,imundo,nojento,desonesto ,vergonhoso ,sujo.Hinos jamis podem se achar em
qualquer um destes qualificativos.Que maravilha seria se selecionávamos sempre
todos os hinos que fossem BONS PARA EDIFICAÇÃO?Quanto tempo deixaria de
ser jogado fora em nossos cultos?CONFORME A NESSECIDADE de quem?Do grupo ou
cantor que quer se apresentar de qualquer forma?Do obreiro que não tem uma boa
menssagem ,ou não progamou o seu culto ,e o jeito é "preencher espaços"para
o tempo passar?Devemos nos programar ,para depois nos sujeitarmos ao
ESPIRITO SANTO , para que ele opere e tome as redeas do progama ,se necessario
.Levar tudo no improviso ,e dizer que dirige tambem.
CARACTERISTICA DA IGREJA DE LAODICÉIA APOC
CAP 3. COMENTÁRIO MISAEL PASSS NOTA .
Nunca vivemos
em dias tão tambem parecidos com a igreja de laodicéia,descrita em apoc
3.Nossa música está repleta de recursos ,e parece que já temos de tudo.Mas e
menssagem de exortação para nós contudente "ACONSELHO-TE QUE DE MIM
COMPRES OURO REFINADO PELO FOGO PARA TE ENRIQUECER ,VESTIDURAS BRANCAS PARA TE
VESTIRES,E COLIRIO PARA UNGIRES OS TEUS OLHOS ,A FIM DE QUE VEJAS"A
musica sacra vale como ouro,por isso sempre que começo a trabalhar
arranjos diz Misael Passos ,me curvo perante DEUS E PEÇO :SENHOR,MANDA
ALGUMA COISA BOA DO CÉU PARA ALEGRAR A NOSSA ALMA." (por Misael Passos 4° simpósio de
musica sacra em Mauá 1996 apostila p12,13).
Prossegue
notas de comentários de Misael passos de muita utilidade"Sei de muitos
cantores ,compositores ,arranjadores que só estão interessados nesta
comunhão com DEUS ,nesta intimidade com o seu Espirito Santo ,e por ainda temos
cultos arrebatadores ,onde o Senhor é genuinamente louvado.Quando a música está
fora dos padrões de adoração e louvor ,se torna vergonhoso ,sensual,e é hora de
buscarmos a Deus para que está música receba "vestiduras
brancas"sendo trabalhadas pelo ESPIRITO SANTO" para honrar AO SENHOR. É HORA de muitos pedirem o colírio
de Deus para verem e discernir todas estas coisas.Devemos misturar nossa música
sim com lagrimas , muita oração como fizeram Paulo e Silas na prisão ,causando um tamanho
terremoto que sacudiu os alicerces da prisão.(nota misael passos
simpósio de musica Mauá São Paulo 1998)O louvor liberta toca o coração de Deus
,faz com que seus anjos se movam ALELUIA,devemos misturar nossa música com
canticos espirituais, Ah canticos que não se ouvem mais;busquemos os dons
espirituais e tambem este DOM maravilhoso .Devemos misturar nossa música com ingredientes que Paulo
recomenda aos filipensses 4:8e hebreus 13.15.).
DEUS
PROCURA OS DADEIROS ADORADORES
Há basicamente dois pilares principais históricos que determinam a adoração cristã na igreja primitiva do ponto de vista de seu contexto litúrgico: o primeiro, é que Jesus Cristo era adorado como um ser divino juntamente com Deus Pai; o segundo, qualquer possibilidade de adoração a qualquer outra divindade era veementemente rejeitada. Para a comunidade gentílica da época neotestamentária grande estranheza. O cristianismo primitivo herdou uma adoração monoteísta exclusivista que exigia de seus adoradores a renúncia prestada a outros deuses.
O QUE É A ADORAÇÃO CRISTÃ.O ajoelhar-se,
inclinar a cabeça e prostrar-se são atitudes que revelam o estado da alma,
diante do poder inigualável de Deus. É assim que encontramos os personagens
bíblicos em suas histórias. Através da adoração pública, doméstica e individual
esses homens e mulheres ensinaram o quanto é importante reconhecer o Deus
cristão como único e singular Senhor, entre todos os outros. No entanto, a
palavra adoração traz conotações mais íntimas e afetivas, que apontam para
expressões de amor (ágape). Ela não se materializa na gênese do louvor e da
liturgia.
A intimidade e a participação do adorador.Nascemos para
relacionar-nos uns com os outros e para vivermos em comunidade
com a raça humana. Percebemos essa verdade na linguagem do discurso
cristão primitivo, enfatizado na maneira como eles se relacionam na adoração
coletiva. Eles se referiam uns aos outros como irmãos e irmãs,
adorador de um mesmo Deus, e consideravam-se membros de um mesmo corpo (1 Co
12.27). Não importava o status social, características econômicas ou até mesmo
o sexo (Gl 3.28; Cl 3.11). A profecia de Joel é citada como explicação dessa
intimidade e participação da igreja do Novo Testamento (At 2.17; Jl 2.28-32).
A chama na adoração.A repetição com que
a palavra alegria (gr. Chara) e as referências a “regozijo” (Gr. Aglliomai) são
frequentes no Novo Testamento é uma amostragem do júbilo avivado e
experimentado especialmente na adoração dos cristãos primitivos. Essa chama
estava relacionada à ideia de um contato direto com Deus na pessoa do Espírito
Santo que havia sido derramado. Para os cristãos, Deus se comunicava
diretamente com eles através daquele acontecimento (At 2.26-47). Os dons do
Espírito Santo e o sucesso na proclamação do evangelho retratavam o fervor naadoração
da igreja. Eles haviam experimentado o dom celestial e estavam participando
do Espírito Santo, que promovia neles uma alegria constante e um fervor em suas
vidas.
A relevância e o poder da adoração.É indispensável
para um cristão levar uma vida de adoração. Tendo em vista que os crentes do
Novo Testamento foram discipulados a pensar sobre si mesmos a partir de um modo
de ver coletivo, ou seja, abrangendo todos no Reino, por isso, que o culto
cristão deve ser repleto de significado e de plena relevância. Naquela época
não havia templos majestosos, nem uma liturgia pirotécnica, mas um grupo de
cristãos reunidos como sacrifício vivo apresentado a Deus (Rm 12.1-3). A vida
deles e suas reuniões de cultos, não eram apenas um exercício religioso, mas
uma oportunidade para reafirmar o que eles acreditavam. Era uma ocasião para a
manifestação dos poderes divinos (1 Co 12-14).
A ADORAÇÃO VERDADEIRA .A verdadeira adoração é prestada
somente por aquelas pessoas que nasceram do Espírito Santo. Tem sua forma
auxiliada pelas Escrituras e centralizada em Deus. É fruto da convivência que o
novo cristão tem com Deus, pois requer preparação prévia. Toda adoração
verdadeira tem a perspectiva de que Deus é grande, e que, Ele merece louvor e
honras por parte da humanidade.
Os verdadeiros adoradores.Adorar é agir em
sinceridade de coração, autenticidade e não só de lábios, da boca para fora,
pois em vão adoram os que assim procedem (Mt 15.9). Chega de hipocrisia! A
falsa adoração é abominável ao Senhor. Deus não Se deixa enganar. A convocação
do salmista ecoa até os nossos dias dizendo: “Vinde, cantemos ao Senhor!
Cantemos com júbilo à rocha da nossa salvação! Apresentemo-nos ante a sua face
com louvores e celebremo-lo com salmos. Porque o Senhor é Deus grande e Rei
grande acima de todos os deuses. Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e
as alturas dos montes são suas. Seu é o mar, pois ele o fez, e as suas mãos
formaram a terra seca. Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos! Ajoelhemos diante do
Senhor que nos criou” (Sl 95.1-6).
A espiritualidade verdadeira.A nossa adoração de
fachada não move o coração de Deus! Precisamos estar alicerçado na Palavra, nos
princípios e nas leis espirituais e não em doutrinas que são preceitos de
homens (Mt 15.8-9). É preciso tirar a máscara da mentira, da falta de união, da
murmuração; não adianta adorar a Deus não tendo comunhão com os irmãos (1 Jo
4.20-21; Mt 15.13),mostrando espiritualidade só nos cultos diante do pastor, em
casa ser um inferno e na sociedade não ter testemunho de crente (1 Tm 3.7). O
cristão não pode ter do que se envergonhar (2 Tm 2.15).
Sacrifício vivo e agradável a Deus. Oferecer sacrifício
vivo e agradável a Deus é entregar a vida a Ele. Dormir, comer, trabalhar,
passear, tudo como se fosse uma oferta a Ele. E nunca se ajustando às culturas
demonizadas, a ponto de não poderem pensar mais com razoabilidade. Na verdade,
quando o apóstolo pede para que ofereçam sacrifício vivo a Deus, é uma
contraposição aos animais mortos praticados no Antigo Testamento, pois a vida
cristã é a nova vida no Espírito Santo (Rm 6.4). É um culto com a participação
da mente, do coração e vontade no serviço obediente ao Senhor Jesus.
ADORAÇÃO EXCLUSIVA A DEUS.Adoração exclusiva
a Deus é a essência da adoração, e uma exigência divino (Jo 4.23). Das coisas
nós gostamos; as pessoas nós amamos (Mc 12.31), mas só a Deus adoramos (Mt
4.10). Não devemos falar nem por brincadeira que adoramos alguma coisa ou
pessoa, a não ser Deus! Não mude a sua adoração e não adore pessoas nem coisas.
Faça tudo em Nome do Senhor Jesus dando a Ele toda honra e toda a glória. Não
devemos atrair para nós atenção em nossas celebrações, roubando de Deus a honra
que lhe é devida.
Os ídolos estão dentro das igrejas.Certas pessoas são
verdadeiras vedetes nas igrejas: procuram ser reconhecidas, buscam fama e
brilho, apresentam-se como salvadoras do Evangelho, gostam de passar imagens de
super-crentes e que nelas se possam confiar. Porém chegam somente para cantar
ou pregar depois saem, não assistem aos cultos completos; passam vários minutos
falando das suas realizações e fazendo marketing dos seus produtos. Filhinhos,
guardai-vos desses ídolos (1 Jo 5.21).
Os paparazzos causam vergonha dentro das igrejas.Preparam suas
máquinas fotográficas ou seus celulares e ficam tirando fotos ou filmando cenas
sem respeito à casa de Deus e ao pastor. Eles vivem à caça de ídolos ocupando a
frente do púlpito e atrapalhando a liturgia do culto. A reunião já não parece
mais ser de adoração a Deus e, sim, de reverência às celebridades. Sem
submissão alguma e sem espiritualidade, procuram saber primeiro quem é que vai
cantar ou pregar naquele dia para sair de casa, se não for um dos seus ídolos
nem lá vão.
Verdadeiros palcos são montados dentro das igrejas.
Para receber mais público com fim de realizar shows, montam
estruturas gigantescas dentro dos templos descaracterizando o lugar de
adoração. O altar fica em constante mudança para se adaptar a tais
apresentações, uma verdadeira falta de respeito ao lugar que biblicamente
deveria ser chamado casa de oração. Fora os estragos deixados nos bens e
utensílios. Esses palcos e teatros dentro dos templos descaracterizam e
profanam a casa de Deus, pois não atraem adoradores, mas plateias para aplaudir
os Pops Stars; não adoram a Deus, mas personalidades que se apresentam. A
Igreja do Senhor Jesus deve atrair as pessoas pelo testemunho dos fiéis, vida
exemplar do pastor, pregação do autêntico Evangelho e pelos sinais que devem
acompanhar (Mc 16.15-18).
Adorar a Deus, além de exigir uma vida santa de fé, fidelidade e
submissão a Ele, é também oferecer algo capaz de mexer com o coração do
Todo-Poderoso, sem mistura, contaminação nem para aparecer e receber glória e
aplausos dos homens (Jo 7.18). A adoração deve ter exclusividade, ser total e
nunca dividida ou parcia.
Queremos
que acabe o show mesmo?
Precisamos começar a viver o que cantamos nas igrejas
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